Cidade

MP vai criar comissão para fiscalizar prédios antigos do centro de Teresina

Em menos de um mês dois prédios históricos desabaram no centro

Quarta - 08/02/2017 às 21:02



Foto: Alinny Maria Parte do casarão desaba sobre dois veículos
Parte do casarão desaba sobre dois veículos

Em menos de um mês, dois casarões históricos do centro de Teresina vieram abaixo causando prejuízos e possíveis riscos de morte a quem frequenta esses lugares. O primeiro caso aconteceu no dia 11 de janeiro, na rua Areolino de Abreu com Barroso, onde parte do prédio antigo caiu sobre dois veículos, e o mais recente foi na tarde de ontem, terça-feira (07), na casa que abriga uma boate LGBT, na rua 7 de Setembro.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Teresina, devido à recorrência do problema, foi acertado em uma audiência no Ministério Público que será feita uma comissão para fiscalização dos prédios históricos do centro, mas a data ainda não foi acertada.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), responsável por fiscalizar os imóveis comerciais da cidade (não tombados), está realizando a perícia no prédio da Rua 7 de Setembro para tomar as medidas cabíveis. O teto do prédio desabou e no momento haviam duas pessoas que não se feriram.

No caso de prédios tombados, o levantamento e a fiscalização é feita fundação Monsenhor Chaves (FMCMC), que segundo a assessoria está aguardando a composição dessa comissão para formar uma força tarefa para fiscalização desses imóveis.

Em audiência realizada no Ministério Público Estadual, no dia 27 de janeiro, entre a prefeitura de Teresina e o proprietário do casarão da Rua Areolino de Abreu, foi determinado que o proprietário realizasse a retirada imediata do telhado e a recuperação da parte remanescente do imóvel.

A promotora Denise Aguiar estipulou à Fundação Monsenhor Chaves FMCMC, um prazo de 30 dias, contados a partir da audiência do dia 27 de janeiro, para a elaboração de parecer relativo ao projeto de recuperação da estrutura do imóvel da Areolino de Abreu encaminhado pelo proprietário. Após a elaboração do projeto, a Promotoria deverá designar data para a realização de nova audiência com representantes da Prefeitura de Teresina, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), para formar uma equipe de peritos para vistoria de prédios de valor histórico e cultural de Teresina.

O problema na fiscalização e preservação dos casarões históricos de Teresina é recorrente, pois além dos desabamentos, muitos proprietários descaracterizam seus imóveis para facilitar a adaptação de salas comerciais mais rentáveis, ou mesmo vendem esses imóveis para que sejam transformados em estacionamentos ou pontos comerciais sem uma fiscalização efetiva por parte dos orgãos competentes.

Enquanto a comissão para vistoria não é formada, outros prédios do centro correm o risco de desabar.

Boate Heaven Pub desaba no Centro de Teresina

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: