Geral

MP investiga oito empresas suspeitas de pirâmide

Já são nove as empresas investigadas pelos Ministérios Públicos do país por suspeita de formação de

Sábado - 06/07/2013 às 15:07



Foto: Fredson Navarro / G1 Dezenas de divulgadores da TelexFree realizaram uma carreata na tarde desta segunda-feira (1º) nas ruas de Aracaju em  protesto a decisão da Justiça d
Dezenas de divulgadores da TelexFree realizaram uma carreata na tarde desta segunda-feira (1º) nas ruas de Aracaju em protesto a decisão da Justiça d
Já são nove as empresas investigadas pelos Ministérios Públicos do país por suspeita de formação de pirâmide financeira, segundo levantamento da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON).

Embora o caso mais conhecido seja o da Telexfree, cujas atividades foram suspensas pela Justiça do Acre, o país tem registrado nos últimos meses um "boom" de empresas que têm entrado no mercado se valendo de estruturas com "fortes indícios" de pirâmide e "golpe", afirma o promotor de Goiás Murilo de Moraes e Miranda, presidente da MPCON.

"Até quinta-feira eram oito as empresas investigadas. Agora já são nove", diz Miranda, em entrevista ao G1. Segundo ele, os inquéritos e procedimentos administrativos começaram a ser abertos há cerca de quatro meses. O promotor não quer adiantar, entretanto, os nomes das empresas investigadas.

"O esquema de pirâmide existe há mais de 60 anos. A diferença agora está na velocidade que estas redes aparecem e se expandem entre cidades e estados. Com a internet e a publicidade virtual, atingiu parâmetros que não passavam nem próximo do que estamos vendo", explica.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: