Cidade

Movimentos sociais apoiam ocupação de estudantes na reitoria da UFPI contra PEC 241

Estudantes ocupam o prédio da reitoria desde a última terça-feira. Ato é contra a PEC 241 e a MP que altera o Ensino Médio.

Quinta - 20/10/2016 às 20:10



Foto: Roberto Araujo Estudantes ocupam reitoria da UFPI
Estudantes ocupam reitoria da UFPI

Líderes e representantes de movimentos sociais de diversas categorias apoiam o movimento de ocupação dos estudantes no prédio da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O grupo começou o ato na terça-feira (18) e reivindicam pela não aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, contra a Medida provisória que altera o Ensino Médio, e algumas pautas locais, como a reformulação do modelo de segurança da universidade.

Dentre os apoiadores do movimento, está o movimento nacional de oposição bancária (MNOB). A representante do grupo, Solimar Silva, frisa que a possível implementação da PEC atinge não só os estudantes e segmentos educacionais, mas todos os segmentos inerentes à vida da sociedade brasileira.

"É fundamental que a sociedade brasileira se levante contra esse ataque brutal à nossa classe. Esse ataque não é só aos estudantes, não é só à questão do ensino, esse ataque é pra sociedade brasileira porque, na medida em que a PEC for implementada, vai afetar não só o ambiente da academia, mas também vai afetar saúde, educação pública como um todo, e todas as condições de vida da classe trabalhadora vão estar ameaçadas", frisa a militante.

O reitor da UFPI participa nesta quinta-feira (20) de reunião na Bahia com demais representantes das universidades federais, em que devem tratar da Medida Provisória que altera o Ensino Médio, da PEC 241 e também das ocupações nas instituições federais. Pelo menos 20 instituições, dentre institutos e universidades federais, estão com ocupações semelhantes em protesto às recentes medidas do governo Temer.

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: