Cidade

Motoristas e cobradores de ônibus participam de palestra sobre violência contra a mulher

A palestra fez parte do XI Sipatrans Econcipas, que reúne todos os funcionários do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina

Sexta - 26/10/2018 às 19:10



Foto: R2 Palestra
Palestra

Trabalhadores do transporte público de Teresina participaram, nesta sexta-feira (26), de palestra sobre Relações Familiares e o Impacto da Violência Doméstica, ministrada pela promotora de justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID).

A palestra fez parte do XI Sipatrans Econcipas, que reúne todos os funcionários do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) para atividades de conscientização sobre acidentes de trabalho.

Segundo Márcia Carvalho, técnica em Segurança do Trabalho e uma das organizadoras do evento, a ideia de abordar o tema da violência doméstica surgiu devido ao surgimento de alguns casos nas empresas.

"É um assunto que está presente em nosso meio e chegamos a ter casos de funcionários que sofreram de alguma forma com a violência doméstica. Ás vezes como agressor e outras vezes como vítima. Então nosso objetivo é conscientizá-los sobre o assunto e, assim, evitar novos casos", pontua.

Durante a palestra, a promotora explicou o contexto histórico do machismo, bem como avanços na prevenção e punição da violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha e a Lei de Feminicídio. "É muito importante que as pessoas entendam o fenômeno da violência contra a mulher e percebam que se trata de algo muito antigo e enraizado culturalmente. Por isso, essa iniciativa de trazer a discussão para diferentes espaços da sociedade é bastante louvável e essencial na desconstrução do machismo e desnaturalização da violência contra a mulher", explica Amparo Paz.

Para Raimundo Nonato Lopes, motorista de ônibus, a violência é inaceitável. "Eu sou contra a violência doméstica. Não aceito homem maltratar uma mulher. Se o relacionamento não dá certo, se afastem, pois, o conflito na presença dos filhos é algo muito ruim. Tem que ter o respeito", ressalta.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: