Ônibus voltam a circular normalmente após acordo no TRT

A categoria ressaltou que só voltará às atividades após o pagamento do salário em atraso


Ônibus em Teresina

Ônibus em Teresina Foto: Alinny Maria/Piauí Hoje

Atualizada às 11h20

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina encerrou às 11h desta quinta-feira (21) após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) firmar acordo com a Prefeitura de Teresina para repassar R$ 1 milhão para o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) fazer o pagamento em atraso dos trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus, Fernando Feijão, informou que os ônibus já estão circulando normalmente.

Matéria original às 8h

Teresina amanheceu sem transporte público na manhã desta quinta-feira (21). Os motoristas e cobradores iniciaram uma paralisação por tempo indeterminado até que seja feito o pagamento da 2ª parcela do salário da categoria.

Todas as empresas de ônibus estão paradas e os ônibus não saíram das garagens.   Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários de Teresina (Sintetro), Fernando Feijão, a Prefeitura de Teresina não repassou o dinheiro para que os empresários fizessem o pagamento dos salários dos trabalhadores.  

“Há dois anos ocorre esse problema de atraso no salário, desde que começou a integração. Prefeitura de Teresina e Setut em queda de braço que está afetando os trabalhadores. O adiantamento quinzenal é até o dia 20 e o saldo até dia 5, mas no mês passado nós recebemos nosso pagamento dia 6, já ontem (20) era para sair o pagamento e não saiu. Então resolvemos cruzar os braços hoje e só retornar quando o dinheiro tiver na conta”, disse Fernando Feijão.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) disse que houve uma reunião na tarde de ontem em que ficou acordado que a Prefeitura de Teresina faria o repasse para as empresas hoje (21). Portanto, os trabalhadores não se conformaram apenas com o aviso, e mesmo assim cruzaram os braços. Veja a nota do Setut abaixo:

Mesmo após ter sido acertado em reunião ocorrida no Tribunal Regional Trabalho, na tarde desta quarta-feira dia 20, de que a Prefeitura Municipal de Teresina faria o repasse para as empresas prestadoras do serviço de transporte público, para que as mesmas pudessem realizar o pagamento do adiantamento salarial neste dia 21, dos motoristas e cobradores, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte (Sintetro) não conseguiu evitar que o sistema amanhecesse sem seu funcionamento normal.

Dessa forma, o Setut lamenta imensamente os transtornos ocasionados, mas informa à população teresinense que a ocorrência dessa instabilidade financeira se deve ao fato de a Prefeitura possuir uma dívida junto aos quatro consórcios que operam na cidade, no valor de mais de R$ 12 milhões, somente do ano de 2017.

Fonte: Sintetro

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: