Geral

Mortes por choque elétrico aumentam em crianças de 0 a 5 anos

choques aumentam mortes crianças

Sábado - 19/03/2016 às 17:03



Foto: Reprodução Tomadas são um atrativo para bebês curiosos e uma das maiores causas de acidentes domésticos
Tomadas são um atrativo para bebês curiosos e uma das maiores causas de acidentes domésticos
Os acidentes com eletricidade vitimaram 32 crianças de 0 a 5 anos em 2015, aumento de mais de 50% em relação ao registrado em 2014, quando foram 20 as fatalidades nessa faixa etária. Os dados, da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), revelam que quatro mortes foram consequência de acidentes fora de casa, com fio partido na rua e contato com poste ou grade metálica. As outras 28 mortes sugerem que o maior perigo para as crianças pequenas está ao alcance das mãos, dentro de casa. Os acidentes domésticos mais comuns são os relacionados ao contato da criança com tomadas sem proteção, fios desencapados, benjamins (Ts) e eletrodomésticos, como ventiladores, geladeiras e máquinas de lavar. O acidente, nesse caso, ocorre pela fuga de corrente desses aparelhos.

Para o engenheiro eletricista consultor do Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre), Hilton Moreno, todos os acidentes com eletricidade são evitáveis, especialmente os que envolvem crianças pequenas dentro de casa. “A instalação de um DR – Dispositivo Diferencial Residual – no quadro de eletricidade da residência evitaria o problema.” Segundo o especialista, o dispositivo, cuja obrigatoriedade de uso é prevista em norma, evita que a corrente elétrica cause dano à pessoa que toca a tomada.

“Com a instalação do DR, uma criança pequena que coloca o dedo na tomada ou tenta introduzir algum objeto na saída de energia fica imune ao choque. O DR desliga a energia em 20 milissegundos, evitando que a corrente elétrica se propague”, explica o engenheiro.



Casa Segura

Para conscientizar e orientar moradores sobre os riscos dos acidentes causados por eletricidade, o Procobre criou o Programa Casa Segura. Por meio de um site interativo, é possível fazer uma rápida avaliação das instalações elétricas domésticas e visitar os cômodos de uma casa virtual. Ao navegar no site, o visitante clica nos ícones sofá (que representa a sala), mesa de computador (escritório) e tem acesso a dicas de segurança. O engenheiro eletricista lista as dez principais medidas de segurança, que podem ser encontradas no site:



1) Durante uma tempestade, desligar todos os equipamentos eletroeletrônicos e tirá-los da tomada;

2) Além de instalar o DR e ter o fio terra nas tomadas, utilizar protetores de tomadas evita problemas de choques elétricos;

3) Utilizar o novo padrão de tomada, que a deixa embutida;

4) Antes de trocar as lâmpadas, desligar o disjuntor;

5) Instalar tomadas a uma distância mínima de 60 cm do box ou da banheira;

6) Nunca utilizar chapinhas, secadores ou outros aparelhos elétricos perto da pia, banheira, ou lugares úmidos;

7) Desligar o chuveiro antes de trocar a chave da temperatura. Isso evita choques e também que o chuveiro queime;

8) Se há utilização de muitos benjamins (Ts), o melhor a fazer é instalar novas tomadas em casa, redimensionando a rede, para evitar sobrecarga;

9) Tomadas em áreas externas, como em jardins, por exemplo, podem representar muito perigo. Somente usar tomadas com proteção contra penetração de água.

10) Renovar as instalações elétricas a cada 10 anos.



Incêndios por curto-circuito

Vilão dos incêndios por curto-circuito, os benjamins (Ts) ainda têm espaço na maioria das casas, mesmo as que possuem padrão novo de tomada e aterramento. O perigo desses conectores está no fato de causarem sobrecarga, aquecimento dos fios e curtos-circuitos. Dados da Abracopel apontam que os incêndios decorrentes de curto ou sobrecarga subiram de 295 em 2014 para 441 em 2015, um aumento expressivo da ordem de 49,49 %. Os incêndios por curto vitimaram 20 pessoas em 2014 e 33 em 2015.

Além do excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada (uso dos Ts), contribuíram para o aumento do número de curtos-circuitos a falta de manutenção, as instalações indevidas e a fiação antiga.

No ranking dos estados, o Sudeste, com 125 casos, desponta nas ocorrências de incêndio por curtos-circuitos, seguido pelo Nordeste (108 casos), Norte (81), Sul (74) e Centro-Oeste (53). A cidade que mais registrou incêndios por curto-circuito em 2015 foi Manaus, com 35 ocorrências. Salvador e Cuiabá registraram 14 acidentes cada; São Paulo vem logo em seguida com 11 casos, seguida por Recife, Teresina e Campo Grande, com 10 ocorrências cada uma.

De 2014 para 2015, a evolução por região é a seguinte:



Sobre o Procobre

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos que faz parte da Internacional Copper Association (ICA), sediada em Nova York. Líder mundial na promoção do cobre, metal que sempre se fez presente na evolução das civilizações, o Procobre tem como missão difundir informações sobre os atributos técnicos e científicos do cobre, gerar pesquisas, desenvolver processos e produtos tecnológicos e criar novos usos para o metal. Seus dois maiores desafios são posicionar a indústria do cobre como um setor fundamental para responder às necessidades da sociedade e posicionar o cobre como um material que atende às preocupações do desenvolvimento sustentável. Site: www.procobre.org

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: