Geral

Morre o radialista, violeiro e poeta do cordel Pedro Costa

Pedro Costa foi fazer cordel e cantar repente lá no céu

Sábado - 11/03/2017 às 14:03



Foto: Reprodução Radialista, poeta e repentista Pedro Costa
Radialista, poeta e repentista Pedro Costa

O radialista, poeta cordelista, repentista e violeiro  Pedro Costa, morreu no começo da manhã deste sábado (11), na sede da da Fundação Nordestina do Cordel (Funcor), no bairro Parque Itataré, na zona Sudeste de Teresina. Pedro Costa tinha diabetes e sofreu um acidente vascular cerebral que deixou um lado do corpo paralisado. Ele completaria 55 anos no dia 5 de abril próximo.

Como era seu desejo, o velório acontece na sede da Funcor - na Rua Jornalista Antônio Lima, 2776, ao lado do Escolão do Parque Itararé. O sepultamento está marcado para às 10 horas deste domingo, no cemitério do bairro Renascença, também na zona Sudeste da capital.

Natural de Alto Longá, município a 80Km de Teresina, foi um dos mais ativos produtores culturais do Piauí sem nunca ter tido o merecido reconhecimento. Fez parte do Conselho Estadual de Cultura e era membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e de várias academias regionais de Letras, como a do Vale do Longá.

Além da criação, redação, edição e comercialização da Revista De Repente, que circula no país há mais de 20 anos,  Pedro Costa trabalhou em várias rádios do Piauí. Violeiro, cordelista, repentista, ator e escritor dos bons, conquistou prêmios municipais, estaduais e nacionais, inclusive do Ministério da Cultura.

Pedro Costa, na sede da revista De Repente
Pedro Costa, na sede da revista De Repente

Nota de pesar do Governo do Estado do Piauí:

"O Governo do Estado do Piauí manifesta pesar pela perda irreparável do poeta e cordelista Pedro Costa, ocorrida na manhã deste sábado. Pedro Costa foi um nome expressivo para cultura piauiense, editou a Revista De Repente, uma das publicações mais tradicionais da cultura popular e representou, com muita responsabilidade e serenidade, os poetas, cantadores e toda classe artística no Conselho Estadual de Cultura. Prestamos condolências a todos os amigos, admiradores e familiares e que eles possam ter o conforto nesse momento de tristeza. Governo do Piauí"

A viola: sua companheira inseparável

Nossa homenagem

Todos nós, jornalistas que fazemos o portal piauihoje.com, queremos homenagear o amigo Pedro Costa com um cordel, "improviso", feito com emoção e lágrimas nos olhos pelo repórter e editor Paulo Pincel, com quem o radialista trabalhou nos anos 90, na Fundação Antares.

"O Guerreiro da Viola partiu"  

De longas datas, um amigo
Por poucos reconhecido
Do cassete e LP
Ao pen drive e HD
Campanha eleitoral
Jornal, rádio e TV
Pedro era simpatia
A viola em poesia
Pedro agora faz cordel
Canta repente lá no céu!

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: