Arte e Cultura

Morre o professor e acadêmico da APL Raimundo Santana

Ele foi o primeiro e atual ocupante da cadeira nº 32 da Academia Piauiense de Letras

Sexta - 15/06/2018 às 15:06



Foto: Arquivo pessoal Professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana
Professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana

O professor e acadêmico Raimundo Nonato Monteiro de Santana, faleceu na manhã desta sexta-feira (15), aos 92 anos. O velório acontece desde às 11 horas, na Capela do Cemitério Jardim da Ressurreição, onde o corpo será seputado às 17 horas.

Primeiro e atual ocupante da cadeira nº 32 da Academia Piauiense de Letras, Professor Santana foi presidente da APL, político, professor e escritor, nascido em Campo Maior em 1926.

Bacharel em Direito pela Faculdade do Ceará (1949). É diplomado, também, pelo Institudo Superior de Estudos Brasileiros, em Economia Política e Sociologia. Ex-professor catedrático de Economia da Universidade Federal do Piauí. Lecionou, também, na Universidade Federal de Brasília e na Escola Superior de Guerra.

Foi Prefeito Municipal de sua terra natal no período de 1951-1955. Na sua área de especialização profissional e cultural exerceu os mais importantes cargos e funções em nosso Estado, entre os quais destacamos: vice-diretor do escritório regional da SUDENE e secretário de Planejamento do Estado. O Escritor. Fundou o Movimento de Renovação Cultural do Piauí (1960) e o Centro de Estudos Piauienses (1957). Trabalha atualmente com o objetivo de fundar a Fundação de Apoio Cultural do Piauí.

O professor Raimundo Santana desde jovem é inegavelmente um batalhador incansável em prol do desenvolvimento de nossa cultura. Pertence à Academia Piauiense de Letras cadeira nº 32, da qual foi seu Presidente.Membro do Conselho Estadual de Educação e do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense.

Bibliografia

O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral, tese, 1959; Aspectos de Uma Ideologia para o Desenvolvimento; Introdução à Problemática da Economia Piauiense, 1957; A História da Obra de José de Alencar; A Evolução Histórica da Economia do Piauí, 1964; Vale do Longá e Perspectiva Histórica do Piauí, 1965, e Piauí: Formação – Desenvolvimento – Perspectivas, 1995.

Fonte: APL/UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: