Entretenimento

Morre Kenny Baker, ator que deu vida ao robô R2-D2 de "Star Wars"

Sábado, 13/08/2016 às 19:08



Foto: Montagem O ator Kenny Baker, o R2-D2 de
O ator Kenny Baker, o R2-D2 de "Star Wars"

O ator britânico Kenny Baker, que ficou conhecido por interpretar o robô R2-D2 nos filmes da franquia "Star Wars", morreu neste sábado (13). Portador de nanismo, ele sofria de diversas doenças por causa de sua condição e pela idade avançada, e estava tratando de um problema pulmonar. De acordo com uma biografia em seu site oficial, ele tinha 81 anos e faria aniversário no próximo dia 24 de agosto.

A sobrinha de Baker, Abigail Shield, disse ao jornal britânico "The Guardian" que a morte do ator "era esperada". "Ele viveu uma vida longa e bem aproveitada, trazendo felicidade para todos. Vamos celebrar o fato de que ele foi muito querido em todo o mundo. Temos muito orgulho de suas conquistas".

Shield lembrou que, quando era criança, Baker recebeu a notícia de que não sobreviveria até a adolescência, mas que superou todas as expectativas. "Ele tinha problema nos pulmões e estava sempre em cadeira de rodas. Ele havia pedido [aos médicos] para ir a Los Angeles participar da première do novo filme 'Star Wars', mas não pôde por estar muito doente para viajar. Por sorte, ele conseguiu encontrar George Lucas quando ele veio à Manchester", contou ela.

Baker nasceu em Birmingham, no Reino Unido, com nanismo e chegou a medir 1,12m de altura na idade adulta.

Ele era um artista de circo e de cabaré quando o cineasta George Lucas o conheceu e deu a ele seu primeiro grande trabalho nos cinemas, em 1977, como R2-D2 em "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança". Ele interpretou o robô em cinco dos seis filmes de "Star Wars" (apesar de seu nome aparecer nos créditos de "Episódio III", seu personagem foi feito em quase sua totalidade através de animação computadorizada com as imagens que já existiam de Baker).

Além de R2-D2, Baker também interpretou outro papel na saga: em "O Retorno de Jedi", ele foi Paploo, o Ewok que rouba uma speeder bike imperial.

Ele continuou interpretando o robô nos outros cinco filmes da franquia. Além do papel mais marcante de sua carreira, Baker também atuou em "Labirinto", "Amadeus" e "Os Bandidos do Tempo", entre outros. No fim da década de 1990, Baker lançou-se na carreira de comédia fazendo stand-up. 

Pai de dois filhos, Baker vivia na cidade de Preston. A mulher dele, Eileen, morreu em 1993.

Fonte: Uol

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: