Esportes

Morre em Teresina o presidente da FFP, Cesarino Oliveira

O dirigente de futebol estava internado e não resisitiu a uma cirurgia

Quinta - 01/11/2018 às 10:11



Foto: Wenner Tito Cesarino Oliveira morreu aos 63 anos
Cesarino Oliveira morreu aos 63 anos

O futebol do Piauí está de luto. Morreu na madrugada desta quinta-feira (1º/11), por volta da 1h30, o presidente da Federação Piauiense de Futebol, Cesarino Oliveira, aos 63 anos. Cesarino estava internado desde às 22h de segunda-feira (29), no Hospital São Marcos, onde foi internado e passou por cirurgia para tentar estancar uma hemorragia no esôfago.

Cesarino foi jogador de futebol profissional, com passagem por clubes como Auto Esporte e Piauí. Também jogou futebol de salão e presidiu o Clube das Classes Produtoras. Atuou como técnico depois de se aposenetar dos gramados e quadras. Em 2012,  foi eleito  presidente da FFP, sucedendo a Lula Ferreira, numa eleição tumultuada, que acabou na Justiça.

O corpo de Cesarino está sendo velado na Pax União, na Avenida Miguel Rosa, no Centro, e o velório está marcado para às17h no Cemitério Jardim da Ressureição, na zona Leste da capital. Dirigentes de futebol de todos os estados e da própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão sendo aguardados em Teresina para o último adeus ao presidente da FFP.

O quadro de saúde de Cesarino era estável, mas se agravou na noite de ontem. "Ele teve duas melhoras que nos deram esperança da volta do nosso presidente. Ontem, por do meio-dia, ele teve uma mudança de medicação. De meio-dia de ontem até à meio-noite, piorou o quadro e não resistiu. Por volta de 1h30, ele teve falência múltipla... A gente está muito triste. Perde o futebol brasileiro, perde o futebol piauiense e a gente perder um grande amigo. Ele lutou bastante", elogiou Daniel Oliveira, que é diretor de futebol amador da FFP.

Daniel contou aos jornalistas que estão no velório, que Cesarino passou mal depois do jantar, na segunda-feira. "Na segunda-feira, ele estava deitado com sua esposa, levantou para tomar água, quando voltou, passou mal. Ele vomitou. Tinha acabado de jantar. Foi chamado o Samu e ele foi levado para o São Marcos. Ele chegou bem lá, falando com os sobrinhos, pedindo para terem calma. Ele foi levado ao centro cirúrgico para fazer a cauterização das varizes do esôfago (que causavam a hemorragia). O procedimento realizado com sucesso", lembrou Daniel Oliveira.

O coronel Jaime Oliveira, 2º vice-presidente da Federação, também lamentou a morte do amigo. Segundo Jaime, na segunda-feira eles trabalharam normalmente, inclusive participando da reunião preparatório do torneio sub-11, que seria realizado agora em novembro. "O Cesarino morava perto da minha casa e sempre retonavamos juntos depois das reuniões da Federação".

O Governo do Estado divulgou nota de pesar pela morte de Cesarino Oliveira:

O Governo do Estado manifesta profundo pesar pelo falecimento de Cesarino Oliveira, presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP).  Cesarino foi jogador de futebol e treinador de equipes no estado. No início de outubro foi reeleito para o seu terceiro mandato como presidente da FFP, gestão que ia iniciar no ano de 2019 até 2022.Desejamos aos familiares, amigos e admiradores força e o conforto necessário para superar esse momento de dor e consternação. Governo do Estado do Piauí

A Federação Piauiense de Futebol, em nota, lamentou a morte do presidente Cesarino, que tinhs sido reeleito para o terceiro mandato agora no começo de outubro:

A íntegra da nota:

"Prezados, 

É com profundo pesar que informamos a morte do nosso grande amigo e companheiro Cesarino Oliveira, presidente da Federação de Futebol do Piauí. 

Cesarino estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Marcos desde as primeiras horas da última terça-feira (30), quando precisou passar por um procedimento cirúrgico após passar mal em casa. Neste momento de dor e consternação, rogamos a Deus que dê conforto à seus familiares e amigos ao tempo em que pedimos encarecidamente que seja respeitado o momento difícil pelo qual todos nós estamos passando. 

Atenciosamente, 
Federação de Futebol do Piauí

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: