Política

Morre em Teresina o Doutor Chico Ramos aos 87 anos

Segunda - 22/05/2017 às 11:05



Foto: Alepi Médico e ex-deputado Chico Ramos
Médico e ex-deputado Chico Ramos

O Piauí perdeu na madrugada desta segunda-feira (22), o neurocirurgião Francisco Ramos, aos 87 anos. Ele faleceu em hospital particular de Teresina após sofrer um infarto, por volta da 1h10 da madrugada. Chico Ramos, como conhecido, foi levado às pressas para o hospital, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória. Os médicos ainda tentam reanima-lo, mas o paciente não resistiu e veio a óbito

Natural de Valença do Piauí, onde nasceu em 13 de dezembro de 1929, Chico Ramos era formado em Medicina pela Faculdade Nacional da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Pós-graduado em Neurocirurgia, iniciada na Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro e concluída no Instituto de Neurocirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi médico do Hospital Getúlio Vargas durante 50 anos, ocupando o cargo de  diretor-geral do HGV por quatro gestões. Fundador e chefe da Clínica Neurológica do HGV e professor titular de Neurocirurgia da Universidade Federal do Piauí. Membro titular do Colégio Brasileiro de Neurocirurgia. Autor de quatro livros sobre saúde pública.

Ex-vereador e ex-deputado estadual pelo PSB, Chico Ramos deixa a esposa, Dona Cluesa, e três filhos. O velório acontece a partir das 10h30, no Salão Nobre “Francisca Trindade” da Assembleia Legislativa do Piauí.

O Governo do Estado, a Presidência da Assembleia Legislativa e a direção estadual do PSB divulgaram nota de pesar pela morte de Chico Ramos.

"Dr. Chico Ramos era um médico que o Piauí todo conhecia e respeitava, um dos melhores médicos do Estado do Piauí. Só temos a lamentar. Um parlamentar exemplar, como deputado, passou em uma cadeira na Assembleia por alguns meses; desempenhou um excelente trabalho no Legislativo. Com certeza, o Piauí só perde com o falecimento do Dr. Chico Ramos. Ele deu exemplo, saiu do Piauí, se formou fora do estado e retornou para trabalhar. E graças a Deus trabalhou muito bem na área da saúde”, lembrou o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), que decretou luto oficial de três dias no Legislativo. 
 

Decreto Legislativo

Nota da Presidência do PSB

“Nesta segunda, 22 do mês de Maria, de sol ardente e brilhante, uma suave brisa que sopra do leste nos trás a triste notícia da partida de um grande amigo.É uma pena, perdemos o nosso querido companheiro, Francisco Ferreira Ramos, Chico Ramos , Ramos, Doutor Ramos, ou simplesmente Francisco, como sempre o nomina a esposa, nossa querida Cleusa.Deputado Estadual pelo PSB-40 PI, Professor da UFPI, Médico Neurocirurgião, Escritor e sobretudo, companheiro e amigo. Um grande amigo.De inteligência privilegiada, sempre norteada para o bem, decente e firme em suas convicções . Um lutador, homem dedicado à família. Um cidadão, daqueles que orgulha os amigos. Dr Chico Ramos, de rara sabedoria, soube compartilhar com os mais jovens aquilo de mais precioso, o conhecimento e a experiência. Meu querido professor e companheiro Francisco Ramos, deixastes o exemplo de caráter, do bem proceder, do que é ser amigo, da serenidade, da disciplina, da dedicação, do respeito, da moral e da ética. Um legado de vida! Apenas passastes para o outro lado do caminho, lá na frente vamos nos encontrar... Nós que aqui ficamos, inspirado no amigo, seguiremos em frente. A vida continua...não sabemos se do mesmo jeito, mas com certeza, para homenageá-lo, ainda será bela e combativa, como deve ser sempre!
Saudades.Wilson Nunes Martins, Presidente Estadual do PSB”
 

Nota de pesar da Assembleia Legislativa

"Deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, com enorme pesar, lamentam o falecimento do médico e ex-deputado, Dr. Chico Ramos (PSB).  Ao tempo que lamenta a perda de Chico Ramos, o Poder Legislativo se solidariza com familiares, esposa e filhos do grande homem, médico, parlamentar e amigo de todos que ele foi, esperando que Deus possa confortar a todos neste momento de dor e guardar sua alma em sua luz infinita. Assembleia Legisltsiva do Estado do Piauí".

Nota de pesar do Governo do Estado

“O Governo do Estado do Piauí lamenta profundamente o falecimento, na manhã desta segunda-feira (22), do médico Francisco Ramos. Neurocirurgião, o dr. Chico Ramos foi médico do Hospital Getúlio Vargas por mais de 50 anos, onde exerceu o cargo de diretor-geral por vários anos.   Foi responsável pela fundação da Clínica Neurológica do hospital e pela ampliação de vários setores. Além de médico, exerceu os cargos de deputado estadual e vereador de Teresina, prestando importantes serviços ao estado.Também deixou sua contribuição na literatura, pois escreveu quatro livros sobre saúde pública. Neste momento de dor, reconhecemos todo o seu legado de dedicação profissional e pessoal. Esperamos que amigos, familiares e admiradores encontrem no seu exemplo, o conforto necessário para superar a perda. Governo do Estado do Piauí”

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: