Geral

Mordida de piranha amazônica é pior que de tubarão, diz estudo

mandíbula piranha poder estudo

Sábado - 22/12/2012 às 17:12



Foto: ig Esqueleto de piranha negra: mandíbulas poderosas
Esqueleto de piranha negra: mandíbulas poderosas
 Com os músculos da mandíbula hipertrofiados, capazes de exercer uma força equivalente a trinta vezes o seu peso, a piranha é uma máquina de morder que deixa no chileno o resto do reino animal.

O grande tubarão branco, a hiena e o crocodilo têm, é verdade, dentes muito afiados, mas se sua mordida for relacionada com a massa e o tamanho do animal, o campeão disparado é a piranha negra ( Serralmus rhombeus ).

O biólogo Justin Grubich, da Universidade Americana do Cairo, arriscou seus dedos para capturar quinze piranhas negras em um braço do rio Amazonas e utilizar nelas um aparelho de medição das mandíbulas.

Os peixes, que mediam de 20 a 37 centímetros de comprimento, "se prestaram de boa vontade ao jogo, praticando mordidas defensivas", insiste.

"Ainda que as anedotas referentes às vítimas reduzidas a esqueletos em águas infestadas de piranhas são geralmente exageradas, as eficácia de sua mordida não é", acrescentaram, citando casos em que estes carnívoros cortaram de uma vez falanges humanas e as comeram.

A força da mordida da piranha negra chega a 320 Newtons, quase três vezes mais que a exercida por um crocodilo do mesmo tamanho.

O estudo publicado no periódico Scientific Reports também reconstruiu a mordida de uma piranha extinta, a Megapiranha paranensis , que viveu entre 8 e 10 milhões de anos atrás. A força da mordida do peixe superava monstros pré-históricos como o megalodonte, ancestral gigante do tubarão branco.

Fonte: ig

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: