Cidade

Moradores dormem no chão para marcar consulta em posto de saúde no Socopo

Um único posto atende a quatro bairros da zona Leste de Teresina

Quinta - 30/03/2017 às 13:03



Foto: Reprodução/facebook Moradores dormem ao relento e no chão
Moradores dormem ao relento e no chão

Os moradores do bairro Socopo, zona Leste de Teresina, estão dormindo no chão e ao relento para poderem conseguir marcar uma consulta no único posto de saúde que atende à região, o Mamamia.

Maria Lucelene Alves de Sá, moradora do bairro, chegou ao posto na quarta-feira, 29, por volta das 19h, para conseguir atendimento na manhã desta quinta-feira, 30. “A gente tem que passar a noite toda aqui para conseguir marcar uma consulta para segunda-feira, 3. Tem apenas um médico, clínico geral, para atender toda a comunidade que envolve Socopo, Morros, Pedra Mole e Tapuia”.

Moradores

Moradores levam colchçao e cadeira para passarem a noite na calçada (Foto: Reprodução/Facebook)

Os moradores contam que levam colchões e cadeiras para passar a noite na calçada do posto. “A gente tem medo de assaltos e coisas ruins que podem acontecer. O médico não passa encaminhamentos para outros médicos, sem falar que nem nos examina, mal olha para a nossa cara”, afirma Maria Lucelene. Segundo ela, o médico atende 15 pessoas por semana e a marcação é feita em um único dia.

Não há especialidades médicas no posto. Somente um clinico geral. “Se chegarmos às três ou quatro horas da madrugada não conseguimos mais vagas para consultas. Faz muitos anos que esta situação está desse jeito e ninguém faz nada. Outro posto de saúde está sendo construído no bairro, mas a obra começou há anos e nunca foi concluída”, disse Maria Lucelene.   

Posto de saúde

Posto de saúde Mamamia atende a quatro bairros da zona Leste de Teresina (Foto: Reprodução/Facebook)

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirma que as Unidades Básicas de Saúde seguem protocolo do Ministério da Saúde, que determina quantas Equipes de Saúde da Família vão atuar em cada unidade. Teresina possui 92 Unidades Básicas de Saúde.

A UBS Mamamia possui uma Equipe Estratégia Saúde da Família, composta por médico clínico geral, enfermeira, auxiliar de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde, segundo estudos populacionais feitos na área. O médico clínico geral é o responsável por fazer os encaminhamentos para os médicos especialistas que atuam nos hospitais da rede municipal.

A coordenação da UBS Mamamia informa que o atendimento médico está normalizado e informa ainda como acontece o atendimento todas as manhãs na unidade: Segundas, terças, quartas e sextas-feiras o médico atende na Unidade Básica. Já nas quintas-feiras ele sai da unidade para ir até os domicílios de pessoas que necessitam de visita domiciliar da Equipe Estratégia Saúde da Família.  Todos os dias o médico da família da UBS Mamamia atende 16 pacientes, 15 marcados e um por demanda espontânea, ou seja, que chegou com alguma indisposição no local sem prévia marcação.

Sobre a marcação de consultas: segue-se um cronograma de marcação. Durante a semana são distribuídas senhas para marcação de consultas para toda a população. Com exceção da quarta-feira, que é o dia de marcação de consultas direcionadas aos hipertensos e diabéticos, que são prioridade dentro do sistema de saúde da Atenção Básica e não precisam enfrentar fila. São os Agentes de Saúde que levam as demandas de marcação desse público prioritário para que a unidade atenda a todos.

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: