Modernização do sistema financeiro marca avanços da Sefaz na área contábil

"O SIAFE tem a ferramenta de extração de relatórios, que dá agilidade e segurança


Treinamento

Treinamento Foto: Ascom

A Unidade de Controle Contábil (Unicon), da Secretaria de Fazenda do Piauí, divulgou nesta quarta-feira (13) um balanço das ações dos últimos 4 anos de gestão. O destaque foi a modernização dos serviços, em especial a substituição do SIAFEM pelo SIAFE.  Em 2015, por exemplo, o SIAFEM não permitia a emissão dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os demonstrativos eram elaborados em Excel, realidade totalmente diferente hoje.

"O SIAFE tem a ferramenta de extração de relatórios, que dá agilidade e segurança. No SIAFE, o encerramento do balanço tem rotinas bem definidas que permitem que a própria UNICON faça os trabalhos. Antes havia dependência de pessoas que vinham de fora do Estado para dar assistência, e geravam custos com esses serviços, afirma o Contador Geral do Estado e diretor da Unidade de Controle Contábil (UNICON) da Sefaz, Ricjardeson Rocha Dias.

O contador também destaca a economia e eficiência no atendimento aos servidores da área contábil dos órgãos estaduais, já que com o SIAFE não há necessidade de usar papel. "O usuário da Unidade Gestora pode abrir ocorrências direto do SIAFE, e acompanhar tudo por e-mail, dispensando o uso do papel. Antes, as unidades mandavam ofícios e memorandos com as solicitações", explica. 

Para o secretário Rafael Fonteles, o grande avanço com o novo sistema foi a agilidade na apresentação de dados gerenciais para tomada de decisão, bem como o cumprimento de prazos exigidos pela legislação. "O que permite ao Estado estar em dia com as exigências do Tesouro Nacional e dos órgãos de controle", afirma.

Outro ponto de destaque é a automatização da folha de pagamento. "A folha de pagamento - que era registrada de forma manual - passou a ser automatizada. A Sefaz configura procedimentos e rotinas automatizadas, com o arquivo importado diretamente no sistema", ressalta o Contador.

O novo sistema financeiro também permite uma maior integração entre a Sefaz e a Secretaria de Planejamento. "O SIAFE possui módulo de planejamento integrado, facilitando os trabalhos entre as duas secretarias", finaliza.

Fonte: Ascom Sefaz

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: