Geral

Mobilização em Teresina marca abertura do Maio Amarelo

Programação se estende o mês inteiro na busca pela redução dos acidentes de trânsito.

Terça - 08/05/2018 às 12:05



Foto: Ascom Detran Ação do Maio Amarelo em Teresina
Ação do Maio Amarelo em Teresina

Com o tema "Nós Somos o Trânsito", o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e demais órgãos ligados ao trânsito deram início, nessa segunda-feira (07), às ações educativas do Movimento Maio Amarelo, na Ponte Estaiada João Isidoro França. A ação teve por objetivo conscientizar, sensibilizar e levar a sociedade a refletir sobre o comportamento mais responsável e seguro neste ambiente.

Levi Gomes, diretor da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do Detran, destacou que a temática este ano busca mostrar a condutores e pedestres que podemos transformar as ruas e estradas em lugares mais seguros. “Nós somos responsáveis por nossas ações no trânsito e, ter consciência disso, é escolher por obedecer às normas de trânsito, como não exceder o limite de velocidade da via, usar os equipamentos de segurança, como cinto e capacete. Isso é assegurar vidas”, pontua o diretor.

Durante a mobilização, os educadores da EPT abordaram os pedestres chamando a atenção ao respeito à sinalização e os cuidados no trânsito. Os técnicos ainda entregaram panfletos informativos com dicas de boas condutas no trânsito. 

Para a estudante Emanuelle Ribeiro, 18 anos, atividades educativas como essa são importantes porque leva a sociedade a refletir sobre o comportamento no trânsito. “Nós fazemos parte do trânsito e um trânsito pacífico e seguro depende de cada um de nós, integrantes desse ambiente. Temos que ter cuidado, fazer valer as normas, porque a gente pensa que um acidente só vai acontecer com outro e nós nunca seremos a vítima. No dia a dia, na prática, não temos essa preocupação”, avalia Emanuelle.

Durante todo o mês de maio, serão organizadas blitzen educativas, palestras e encontros. Em Teresina, nesta sexta-feira (11), uma ação será realizada, às 7h30, em frente à Polícia Rodoviária Federal, na zona leste da capital. Na terça-feira (15), às 7h30, a atividade educativa será nas paradas para pedestres na Avenida João XXIII. E na quinta-feira (17), a partir das 8h, será uma mesa-redonda, na sede da OAB Piauí.

No dia 22, a partir das 7h30, uma ação educativa será desenvolvida nas estações de embarque e desembarque do Corredor Sul. Dia 25, às 7h30, a ação será na Escola Municipal Antônio Gayoso. No dia 29, a partir das 7h30, no Colégio Zacarias de Goés, Liceu Piauiense. O encerramento será na no dia 3 de junho, às 7h30, na Faculdade Maurício de Nassau.

De acordo com Levi Gomes, o Maio Amarelo vem reforçar o que o Detran desenvolve com ênfase, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “Temos o compromisso com a valorização da vida e intensificamos as ações para que a população saiba que acidentes podem, sim, ser evitados”, declara o diretor.

No mês de maio, o Detran também irá promover ações educativas em várias cidades do Piauí, como Campo Maior, José de Freitas, Cabeceira, Barras, Campo Lagar, Matias Olímpio, São João do Arraial, Luzilândia, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Joca Marques, dentre outras.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: