Brasil

Missa de sétimo dia em memória de Teori Zavascki acontece na quarta-feira

Segunda - 23/01/2017 às 19:01



Foto: News Summed Up Teori Zavascki
Teori Zavascki

O Supremo Tribunal Federal informa que a missa de 7º dia, em memória do ministro Teori Zavascki, será realizada nesta quarta-feira (25), às 18 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Mont’Serrat, rua Anita Garibaldi, 1121, Mont’Serrat, Porto Alegre (RS).

Reconhecimento

Em apenas quatro anos de atuação no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki conquistou a admiração de seus pares, o respeito de membros do Ministério Público, de magistrados, advogados e juristas, bem como dos servidores do Tribunal, dos mais graduados aos mais humildes, por sua sabedoria, humildade e dedicação ao trabalho. Suas intervenções em julgamentos colegiados, tanto na Segunda Turma quando no Plenário do STF, se caracterizavam pela tranquilidade e firmeza com que eram colocadas. Tantas qualidades foram lembradas em inúmeras manifestações desde sua trágica morte, ocorrida na última quinta-feira (19).

Para a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, o ministro Teori Zavascki foi um dos mais brilhantes juízes que ajudaram a construir a história do STF e do País. “Representa um dos pontos altos na história da nossa Justiça e seu trabalho permanecerá para sempre, e a sua presença e o seu exemplo ficarão como um rumo do qual não nos desviaremos, cientes de que as pessoas morrem, suas obras e seus exemplos, não”, afirmou. O decano do STF, ministro Celso de Melo, exaltou a contribuição do ministro Teori, afirmando que seus “luminosos votos” servirão como “orientação segura e diretriz superior na resolução das graves controvérsias submetidas ao exame do Supremo Tribunal Federal”.

A serenidade do ministro Teori e a forma como se posicionava durante os julgamentos foram lembradas pelo ministro Marco Aurélio.  “Ele tocava as coisas com muita temperança, com muita tranquilidade, com muita convicção. Jamais o percebi tenso, presente a necessidade de implementar este ou aquele ato. Sempre se mostrou apegado à ordem jurídica, interpretando-a e dando a solução para os casos concretos.

Estamos sujeitos a desígnios insondáveis e temos que aceitar esses desígnios. Sentimos a ausência do ente querido. O que ele não pode é ser esquecido, e de minha parte jamais será esquecido", afirmou.

“Um homem de bem, um juiz extremamente competente e um colega leal”, foi assim que o ministro Ricardo Lewandowski o definiu, frisando que será muito difícil repor esta perda.

O ministro Luiz Fux conviveu com o ministro Teori também no Superior Tribunal de Justiça (STJ), de onde ambos saíram, em momentos distintos, para compor o STF. Para Fux, Teori “será daquelas pessoas das quais não só nos lembraremos sempre, mas antes, jamais o esqueceremos pelo bem que realizou em prol do País e da Justiça”.

Para o ministro Dias Toffoli, a serenidade do ministro Teori Zavascki, sua simplicidade, sua humildade  marcarão para sempre a Justiça brasileira, especialmente aqueles que tiveram a oportunidade de desfrutar de sua amizade.

O ministro Luís Roberto Barroso considera que a melhor forma de honrar a memória do ministro Teori será conduzir os processos decorrentes da operação Lava-Jato com a mesma seriedade e com a mesma determinação com que ele os conduzia. “A condução que o ministro Teori fazia da Lava-Jato era impecável. Acho que a melhor forma de se honrar sua memória é continuarmos esse trabalho com a mesma seriedade, com a mesma determinação, tentando mudar o país, dentro da Constituição e dentro das leis. Estou certo de que quem vier a substituí-lo estará imbuído desse espírito e dessa missão que a vida nos reservou”, disse Barroso.

Um “irmão de bancada”. Foi assim que o ministro Edson Fachin descreveu o ministro Teori, já que ambos sentavam lado a lado em Plenário. Fachin lembrou como foi a última conversa entre os dois, no encerramento do ano judiciário de 2016. “Nos despedimos, desejamos um ao outro um bom 2017 e, infelizmente, este ano não contará com a presença física dele. Falamos um pouco sobre o sentido da nossa vida, dos afazeres de ‘alta voltagem’ do ano novo. Então nós dizíamos a importância de manter a serenidade e eu fiz uma brincadeira com Teori dizendo: no seu caso, é um pleonasmo, serenidade combina com seu nome”, contou.

Ao lamentar a morte do ministro Teori, o presidente da República, Michel Temer, afirmou que o que o Brasil mais precisa é de homens como ele, com seu temperamento e sua competência. “Que Deus o conserve e o conserve também na memória dos brasileiros como exemplo a ser seguido”, disse. O reconhecimento do Ministério Público Federal ao ministro Teori Zavascki foi manifestado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que ressaltou sua atuação ética, isenta, discreta e extremamente técnica durante toda sua carreira. “Na relatoria da operação Lava-Jato no STF, o ministro não hesitou em adotar medidas inéditas para o Supremo, a pedido do MPF. É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro Teori Zavascki deu ao Estado Democrático de Direito Brasileiro a partir de sua atuação como magistrado", disse Janot.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lembrou a trajetória profissional brilhante do ministro Teori Zavascki como advogado. O ministro iniciou o exercício da advocacia em 1971, com escritório estabelecido em Porto Alegre (RS). Foi também coordenador dos Serviços Jurídicos para o Rio Grande do Sul do Banco Central do Brasil e superintendente Jurídico do Banco Meridional do Brasil S.A., até ser indicado para compor o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), pelo quinto constitucional. “Que a atuação discreta e serena do ministro Teori sirva de exemplo para aqueles que ocupam cargos públicos de tamanha relevância em nossa sociedade”, disse o presidente da OAB, Claudio Lamachia.

Várias entidades de classe da magistratura destacaram a trajetória profissional do ministro Teori e suas qualidades de homem público. Entre as homenagens prestadas, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) afirmou em nota que o Supremo Tribunal Federal e o Brasil perdem um magistrado culto, sério, honesto e cumpridor de seus deveres. Da mesma forma, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) afirmou, que, nos últimos anos, o ministro Teori mostrou aos operadores do Direito e a todos que acompanhavam sua carreira no STF como atuar com parcimônia e responsabilidade. “Homem de caráter e conhecimento jurídico indiscutíveis, Teori pontuou sua vida pela retidão de suas atitudes”.

Fonte: STF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: