Ministro vai aos EUA discutir reabertura do mercado de carnes

Blairo Maggi vai se encontrar com secretário de Agricultura dos Estados Unidos para discutir retomada das exportações


Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa Foto: Reprodução

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se encontra na próxima segunda-feira (17) com o secretário de Agricultura do governo norte-americano, Sonny Perdue, em Washington, para discutir a retomada de exportações da carne brasileira para os Estados Unidos.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, as providências tomadas pela pasta e explicações técnicas já enviadas aso Estados Unidos servirão para reabrir o mercado norte-americano a exportadores brasileiros.

Novacki está na Suíça para participar de reunião do Codex Alimentarius, para apoiar a candidatura brasileira à presidência da entidade e realizar reuniões bilaterais com parceiros comerciais, defendendo a sanidade de produtos brasileiros.

Em Genebra, ele se reuniu com o embaixador encarregado de Negócios dos Estados Unidos, Theodore Allegra, e detalhou as providências adotadas pelo ministério em relação às reações à vacina contra aftosa detectadas pela área de defesa sanitária norte-americana. As informações são do Portal Brasil.

Uma das medidas foi a determinação a frigoríficos de que carnes in natura de cortes dianteiros (local de aplicação da vacina) sigam apenas na forma de recortes, cubos, iscas ou tiras, a fim de identificar facilmente eventuais problemas.

O secretário destacou também a recente revisão do Regulamento Sanitário brasileiro (RIISPOA), que atualizou normas seguidas por funcionários e por empresas, “mitigando em muito riscos de corrupção”, e o Programa de Compliance do ministério, com foco na ética, que deverá ser concluído até janeiro do próximo ano.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: