Ministro vai antecipar expansão da produção

O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, se comprometeu, nesta quarta-feira (25), em audiênci


Reunião no Ministério das Minas e Energia, em Brasília

Reunião no Ministério das Minas e Energia, em Brasília Foto: CCom

O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, se comprometeu de antecipar de 2019 para outubro de 2016, a construção de um ponto de conexão de uma linha de transmissão de alta potência que sai do município de São João do Piauí, passando por Queimada Nova, em direção aos estados da Bahia e Pernambuco.

Com isso, o Piauí terá capacidade de expandir sua produção energética. "A região já tem subestação, tem produção de energia éolica e a potência ali gerada é maior que o ponto de conexão existente. Ou seja, tem energia, mas, não tem como transmitir essa energia para os consumidores do Brasil", explica o governador.

O ministro também antecipou que quatro hidrelétricas ao longo do rio Parnaíba - nas cidades de Ribeiro Gonçalves, Floriano, Amarante e Palmeirais - estarão no próximo leilão. "Agora, com as alterações feitas em razão da crise energética e ameaça hídrica, teremos todas as condições de ter interessados", afirma, entusiasmado, Wellington Dias.

O ministro Eduardo Braga reconheceu o Piauí como região do Brasil estratégica para a segurança energética do país. "O Piauí tem potencial e já fizemos alguns leilões ainda sem sucesso, na minha opinião, por questão de ajustamento de risco ambiental. Mas, sem nenhuma dúvida, o Piauí tem um potencial em eólica e solar dos mais importantes do país e precisa ser explorado", declarou.

Consolidação do parque eólico

"O Piauí é o estado das energias e, principalmente, das energias renováveis", ressaltou o governador, citando os potenciais em energia via hidrelétricas, solar, termoelétricas, gás, éolica e biomassa.

O deputado federal Merlong Solano, que foi empossado, nesta quarta-feira (25), em Brasília, acompanhou o governador nesta primeira agenda. "O Piauí tem a possibilidade de se tornar um dos grandes estados produtores de energia éolica, que é uma energia limpa", comemorou.

O empresário Mario Araripe, da Casa dos Ventos, também saiu otimista da reunião. "O governador tem a exata noção da situação energética do Piauí e soube sensibilizar o ministro. Mais uma vez, o Piauí vai contribuir para a solução dessa crise energética do Brasil. Tivemos hoje o início da solução de um problema que é grande", afirmou.

A Casa dos Ventos já possui investimentos no Piauí e produz cerca de 1,2 Megawatts, o dobro do consumo do Piauí. A proposta é duplicar essa produção, o que torna o Piauí um dos maiores produtores de energia éolica do Brasil. "Em dois anos, o Estado será um exportador de energia, que é a base do crescimento de uma nação", observou.

Para Antônio Bastos, da Ômega Energia, o ministro está aberto para a expansão da geração de energia e foi bastante enfático em delinear a importância do Piauí na expansão da capacidade de geração do Brasil, especialmente na fonte éolica.

Além do governador Wellington Dias, kparticiparam da reunião de ontem (25) com o ministros Lucile Moura e Zenaide Lustosa, assessoras especiais do Governo do Estado, além de o superintende de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: