Política

Ministro do STF vem a Teresina debater a corrupção

Em debate, meios e ferramentas para melhorar o combate à corrupção

Terça - 27/02/2018 às 12:02



Foto: Reprodução Ministro do STF, Luis Roberto Barroso
Ministro do STF, Luis Roberto Barroso

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF),  vai ser um dos palestrantes do I Simpósio de Inteligência Institucional do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, iniciado na manhã de segunda-feira (26), com a explanação sobre uso da tecnologia nas ações de controle externo e apresentação do concurso do Tribunal para seleção de aplicativos para uso no combate à corrupção. O ministro, que assume como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h desta terça-feira (27), vai  encerrar o simpósio, na sexta-feira (2), às 11 horas, com a palestra sobre “Sistema Político e Custo das Eleições: As Origens da Corrupção”.

A abertura oficial do Simpósio ocorrerá nesta quarta-feira (28), às 9 horas e será presidida pelo conselheiro Olavo Rebelo, presidente do TCE-PI. O objetivo do simpósio é discutir meios e ferramentas para melhorar o combate à corrupção no Piauí e no país,  estimulando a cooperação e a integração dos diversos órgãos de controle nas ações contra desvios de recursos e outros crimes envolvendo a administração pública.

Durante uma semana, haverá palestras sobre a aplicação da inteligência institucional no combate à corrupção na gestão pública, tendo como temática central “Os aspectos teóricos e práticos da Inteligência Institucional e o uso de dados para a produção do conhecimento e o combate à corrupção”.

A programação inclui o debate sobre colaboração (delação) premiada, técnicas especiais de investigação e enfrentamento do crime organizado e corrupção nas eleições, dentre outros temas. 

O evento terá ainda reunião da Rede InfoContas, Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo. A reunião será às 9h desta terça-feira, e será fechada aos integrantes da Rede. Participarão do Simpósio técnicos do TCE-PI, representantes de todos os Tribunais de Contas do país, juízes federais, procuradores federais, promotores de Justiça e representantes das entidades que formam a Rede de Controle da Gestão Pública. 

Confira a Programação!
 

Fonte: TCE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: