Política Nacional

Ministro adverte que PSDB não descarta abandonar Temer

Sexta - 02/06/2017 às 16:06



Foto: Newton Menezes/Estadão Lideranças tucanas
Lideranças tucanas

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (2) que o partido continua discutindo uma eventual saída do governo Michel Temer. Segundo ele, o PSDB "delegou" o processo ao presidente da sigla, senador Tasso Jereissati, mas as decisões serão tomadas em conjunto.

"Não é o ministro de Estado ou alguém que fala e decide pela bancada. O partido delegou ao presidente Tasso Jereissati (CE) toda a autoridade em conduzir esse processo. As discussões no partido vão se dar de forma coletiva e a decisão vai ser sempre balizada pela discussão interna", disse, durante coletiva no Palácio no Planalto em que anunciou mudanças nas contratações da faixa 1 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

Desde a revelação da delação de executivos da JSB, em 17 de maio, o PSDB ameaça desembarcar do governo. O partido, porém, está dividido. Os parlamentares que mais defendem a saída do governo compõem a ala jovem, os chamados "cabeças pretas". Questionado se continuará à frente do ministério mesmo que o PSDB saia do governo, Bruno Araújo preferiu não dar uma resposta definitiva.

"Eu nunca declarei que sairia do ministério até porque não o faria sem conversar com o presidente da República [...] Não vamos fazer antecipação do debate. O PSDB sempre teve responsabilidade histórica com o país nas construções importantes e na hora certa vai tomar a melhor decisão", afirmou. Tasso Jereissati, que passou a comandar o partido com o afastamento de Aécio Neves (MG) do Senado pelo relator da operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, já declarou que a decisão deve ser tomada na semana que vem.

Embora o julgamento da chapa Dilma-Temer pelo TSE esteja marcado para começar em 6 de junho, Jereissati falou nesta quinta (2) que o resultado na Corte não será mais fator determinante. O objetivo, disse, é não deixar o partido ficar rachado. Além de Araújo, o PSDB conta com outras três cadeiras na Esplanada. Os demais ministros tucanos são Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Luislinda Valois (Direitos Humanos)

Fonte: Uol

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: