Geral

Ministro da Cultura diz que escolas e universidades serão pontos de Cu

Regina Sousa cultura pontos universidades

Quarta - 29/04/2015 às 20:04



A senadora Regina Sousa (PT-PI) propôs hoje (28/04) ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, a instalação de pontos da cultura nas escolas. Ela destacou o resgate, através desse programa, dos tambores de crioula, bandolins de Oeiras e até da rabeca. O ministro apresentou o programa de trabalho do Ministério para o biênio 2015/2016 na Comissão de Educação do Senado.

“Nesses últimos 12 anos, a medida mais importante do Ministério foi a criação dos Pontos de Cultura. No meu estado, essa iniciativa chegou no povo e resgatou saberes populares, como o tambor de crioula, as cantigas de roda. Os pontos de cultura são tão importantes e ocupam tão pouco espaço. Eles poderiam ser instalados nas escolas, onde estão as mentes efervescentes, pensantes, criativas. Ainda mais agora com a expansão do ensino em tempo integral”, ressaltou a senadora piauiense.

Regina Sousa sugeriu que o Ministério da Cultura faça uma parceria com o Ministério da Educação, para que as salas de aula das escolas possam ser disponibilizadas para práticas culturais, como um ponto de cultura.

De acordo com o ministro, as escolas e universidades estão sendo convocadas a se tornarem Pontões de Cultura e atenderem às demandas de suas regiões.

A senadora também lamentou a dificuldade de firmar parcerias com o empresariado local através da Lei Rouanet para a realização de eventos, como o Salão do Livro, e festivais de cultura no Piauí.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, criticou a distribuição de recursos da Lei Rounet. Segundo o ministro, que esteve na Comissão de Educação, Cultura e Esporte para falar das prioridades da Pasta, a forma como a Lei está estruturada privilegia os grandes espetáculos e artistas do eixo Rio- São Paulo.

“A Lei Rouanet é uma pirâmide de privilégios. Convido o Senado pra participar do esforço de mudar isso. A lei já cumpriu o papel que deveria, mas agora está causando distorções que não deveria”, disse.

Juca relatou sua preocupação, dentre outras coisas, com a valorização da cultura no País, a ampliação do acesso à cultura, principalmente para as camadas mais vulneráveis da sociedade e pediu o apoio do Congresso para debates de reformas, especialmente, na revisão da Lei Rouanet.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: