Geral

Ministério Público realiza vistoria no HUT para verificar atuação de fisioterapeutas

Quinta - 22/06/2017 às 16:06



Foto: MP/PI Vistoria no HUT
Vistoria no HUT

O Ministério Público do Piauí (MPPI) realizou uma vistoria no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nessa quarta-feira (21) para averiguar se a unidade hospitalar está cumprindo procedimentos que foram instaurados na unidade hospitalar tais como a atuação de profissionais fisioterapeutas todos os dias, durante 24 horas.

Durante a inspeção foram verificadas as salas de estabilização, UTIs, enfermarias, setores de nutrição, queimados e de realização de endoscopias. Após a vistoria, o promotor Eny Marcos Vieira Pontes, titular da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, ressaltou que já podem ser verificados avanços quanto às recomendações e aos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) que foram firmados com o HUT. No entanto, apesar de algumas medidas terem sido cumpridas, outras irregularidades foram constatadas.

O promotor enfatizou a importância de o atendimento ser oferecido de forma adequada, em virtude de ser um hospital de referência de alta complexidade, com atendimento de urgência no setor de trauma. Fatores que justificam a importância de fisioterapeutas com atuação por 24 horas, todos os dias, inclusive nos finais de semana. Principalmente, nos setores de Pronto-Atendimento e nas Unidades de Terapia Intensiva.

Inspeção no HUT

 Foi comprovado durante a vistoria, por meio das escalas que faltam profissionais, nos horários noturnos e nos finais de semana. Documentos, laudos e depoimentos sobre a redução no quadro de fisioterapeutas foram colhidos pelo Promotor de Justiça. Segundo os profissionais que trabalham no hospital, a ausência de fisioterapeutas resulta em ocorrências que oferecem prejuízos aos pacientes, inclusive com o registro de um óbito, pela ausência do atendimento fisioterapêutico.

 O laudo da vistoria será concluído em 15 dias. Diante do descumprimento dos termos já firmados medidas judiciais poderão ser adotadas, assim como aplicadas as sanções estabelecidas nos documentos, inclusive com o pagamento de multas. Quanto às irregularidades que foram constatadas serão feitas novas recomendações e TACs.

O Promotor de Justiça, participou da inspeção juntamente com servidores do MPPI, membros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí, gerente da Diretoria de Vigilância Estadual e Coordenador de Radiodiagnóstico da Divisa. O grupo foi recebido pelo diretor-geral Gilberto Albuquerque e pelo Coordenador de fisioterapia Ricardo Barros.

Fonte: Com informações do MPPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: