Brasil

Ministério Público quer prisão da motorista que matou piauienses em SP

piauienses morte acusada prisão MP

Sábado - 24/10/2015 às 11:10



Foto: reprodução Piauienses mortos atropelado em São Paulo
Piauienses mortos atropelado em São Paulo
 O Ministério Público Estadual de São Paulo entrou com recurso  (21/10) contra a decisão da Justiça que concedeu liberdade provisória à motorista Juliana Cristina da Silva, presa em flagrante na madrugada de domingo (18) depois de atropelar e causar a morte de dois trabalhadores que realizavam a sinalização de uma ciclofaixa na Avenida Luiz Dumont Villares, na Zona Norte de São Paulo.

Juliana foi liberada do 89º Distrito Policial na tarde desta terça-feira (20). Ela passou a noite detida e saiu após pagar fiança de cerca de R$ 15 mil. Ela responderá ao processo em liberdade. Na saída da delegacia, a motorista não quis conversar com os jornalistas.

CONDIÇÕES
Juliana terá de entregar a carteira de habilitação, deverá comparecer ao Fórum da Barra Funda a cada dois meses e comunicar à Justiça caso fique ausente da cidade por mais de 30 dias. A decisão que permitiu à motorista responder o processo em liberdade foi do juiz Paulo de Abreu Lorenzino, do Departamento de Inquéritos Policiais.

O SPTV conversou com os parentes de Juliana. Eles não quiseram gravar entrevista e disseram que a mãe dela chora o tempo todo. Para eles, o acidente foi uma fatalidade.

O acidente aconteceu por volta da 1h30 da madrugada de domingo (18) na Avenida Luiz Dumont Villares. José Airton e Raimundo Barbosa pintavam uma ciclofaixa em Santana, na Zona Norte, quando foram atropelados.

José morreu na hora, e Raimundo chegou a ser socorrido à Santa Casa, mas também não resistiu aos ferimentos. A motorista fugiu do local, mas foi parada por testemunhas depois de percorrer cerca de 3 km. A Polícia Militar foi acionada, e ela acabou levada ao 73º DP.


Juliana foi submetida ao exame de etilometria pela polícia e apresentou resultado de 0,85 miligrama por litro de ar – quase três vezes o limite para se configurar o crime de embriaguez ao volante, que é de 0,34 mg/l.

Na segunda-feira (19), a Justiça chegou a decretar a prisão preventiva da motorista, mas ainda aguardava a audiência de custódia para determinação de onde ela aguardaria o julgamento. Na audiência, foi decidido que ela responderia em liberdade e o valor da fiança.

Juliana foi autuada em flagrante por homicídio culposo, lesão corporal e fuga sem prestar socorro. Após a confirmação da morte da segunda vítima, houve a comunicação de óbito e um novo boletim de ocorrência foi registrado.

Os dois operários eram funcionários de uma empresa terceirizada que prestava serviços para a CET. Ambos eram do Piauí.

Raimundo Barbosa dos Santos, de 38 anos, chegou a São Paulo há 19 anos. Ele vivia na Brasilândia, na Zona Norte, com a mulher e quatro filhos. José Airton morava em Francisco Morato, na Grande São Paulo, e tinha seis filhos.

PARENTES PROCURAM DELEGACIA
Acompanhada de um dos quatro filhos e também da cunhada, a dona de casa Silia Cristiane Cavalcante, viúva do operário Raimundo Barbosa, foi ao 89º DP para acompanhar a saída de Juliana da carceragem. Sila diz que foi ao local para protestar contra a decisão da Justiça de liberar a motorista para responder o processo em liberdade. Segundo a viúva, até agora, ninguém da família de Juliana entrou em contato para oferecer algum tipo de ajuda. "Nem pra deixar um pacote de fraldas, uma caixa de leite, nada. Nem pra dizer: \'quer um real?\'".

A dona de casa afirma que, por outro lado, a empresa onde o marido trabalhava havia 19 anos vem prestando apoio à família. Ela aproveitou para agradecer também aos desconhecidos que têm oferecido ajuda. "Muitos tão me vendo na TV e me ligando, me procurando para doar mantimentos, cesta básica", disse emocionada. A viúva afirmou que pretende voltar ao Piauí com os quatro filhos "assim que a justiça for feita".

A primogênita dos seis filhos de José Airton, Nayane Cristina, de 31 anos, também esteve na delegacia e se disse indignada com a liberdade concedida à motorista que atropelou seu pai. Nayane, que também é dona de casa, se refere ao pai como "herói" e conta com tristeza sobre a infeliz coincidência que marcou o dia do acidente: "Fiz aniversário no dia da morte dele".

Segundo ela, o baque foi grande. "A gente quer ver o pai morrer de velhice, de forma natural, não do jeito que ele morreu. Não do estado que ele ficou, com uma pancada tão forte por causa de uma imprudente dessa que bebe e sai por aí", disse.

Fonte: g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: