Ministério Público Federal pede anulação do Sisu do 2º semestre

Sisu anulação pede MPF


 Uma ação civil pública que pede a anulação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2012 foi feita pelo Ministério Público Federal no Ceará na manhã desta segunda-feira (25).

De acordo com o procurador da República, Oscar Costa Filho, o novo processo seletivo fere os direitos de isonomia dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, por desconsiderar a ordem de classificação consolidada no Sisu realizado no início do ano.

"Criou-se um sistema caótico. O preenchimento das vagas tem que respeitar a primeiro Sisu, obedecendo a ordem de classificação", diz.

Oscar Costa Filho acredita que o segundo Sisu abre o precedente para um esquema de comercialização de vagas. Segundo o procurador, alunos estariam abandonando cursos, deixando vagas ociosas, com o objetivo de beneficiar terceiros que não fizeram o Enem ou ficaram mal classificados no Sisu.

"Vamos pensar nas possibilidades. Com esse novo processo, um estudante já matriculado em outro curso pode fazer uma nova matrícula, abandonando a antiga vaga", acrescenta.

Impedimento

O Ministério da Educação (MEC) explicou que essa opção é possível, mas lembrou que uma lei federal impede que um estudante ocupe mais de uma vaga numa universidade pública.

Matrículas

Está disponível no site do Ministério da Educação (MEC) a lista dos candidatos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que substitui o tradicional vestibular em algumas instituições públicas de ensino superior e seleciona candidatos de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes convocados nesta primeira chamada têm de 29 de junho a 9 de julho para fazer a matrícula.

A segunda chamada será divulgada no dia 13 de julho e as matrículas poderão ser efetuadas nos dias 17 e 18 de julho. Quem não for aprovado nas duas primeiras chamadas poderá manifestar interesse em participar de uma lista de espera entre os dias 13 e 19 de julho.

Fonte: diariodonordeste

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: