Ministério Público Estadual promove encontro no Piauí

MP-PI encontro promove teresina


 O Ministério Público Estadual promove a II Semana do Ministério Público, evento que vai reunir Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e outros profissionais do meio jurídico, como juízes, defensores e delegados. O evento será aberto no dia 27 de novembro (terça-feira) e se estenderá até a sexta (30), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Foram convidados vários palestrantes qualificados, que vão conduzir atividades de capacitação. O principal objetivo do evento é contribuir para a construção do conhecimento, de modo a estreitar as relações entre o sistema de Justiça e a população. Com o tema “Em prol das comunidades e dos direitos sociais”, a II Semana do Ministério Público possibilitará debates sobre a infância e a juventude, o combate à corrupção, responsabilidade fiscal, combate às drogas e gestão de resíduos sólidos. Integrado ao evento, haverá curso sobre persecução penal, organizado pela equipe da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública.

A programação será aberta no dia 27 de novembro, pelo Procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, do Ministério Público do Paraná, que já ocupou o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Também foi coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná. Sua apresentação contemplará exatamente a problemática do ato infracional e a infância e juventude, abordando a perspectiva da eticidade na atuação. Atualmente, o palestrante é coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.

Destaque também para a apresentação do Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, do Ministério Público de Santa Catarina. O palestrante é reconhecido nacionalmente por seu trabalho no combate à corrupção, sobretudo à frente da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, cujo objetivo é sensibilizar as comunidades, fomentando a cultura da honestidade no dia a dia. Affonso Guizzo aproveitará sua visita ao Piauí para lançar o livro “Corrupção, Estado Democrático de Direito e Educação”. Ele ainda é mestre em Direito e professor da disciplina Moralidade Administrativa na Escola do Ministério Público.

A palestra, marcada para as 10h30, terá como foco a campanha contra a corrupção, que já foi divulgada por vários Promotores de Justiça na capital e no interior do Piauí. A coordenação dos trabalhos no estado cabe ao Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público, órgão auxiliar do Ministério Público.

O Promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra, do Ministério Público de Pernambuco, fechará o dia falando sobre o papel do Ministério Público, demais órgãos e sociedade no combate às drogas. O palestrante atua em defesa da saúde, e coordena projetos como o “Pernambuco contra o crack”. Desenvolvido em comunidades vulneráveis mapeadas, o projeto estimula a realização de atividades culturais, educativas e cidadãs. Uma das estratégias, segundo Carlos Seabra, é a abertura dos colégios aos sábados e domingos, para servirem como “pontos de luz”, nos territórios onde os jovens correm riscos de contato com as drogas. Após um ano e quatro meses de execução, já se comemorava a redução de 67,5% no número de casos de adolescentes em conflito com a lei nas comunidades contempladas.

Todos os temas debatidos abrangem problemas sociais enfrentados pelos membros do Ministério Público do Piauí. As palestras contribuirão para agregação de conhecimentos, com estratégias de atuação que facilitarão o desenvolvimento de atividades para a intervenção efetiva nas comunidades.
Confira a programação anexa.

Fonte: mp-pi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: