Ministério Público do Piauí alerta para importância da participação dos estudantes na Prova Brasil

O teste avalia o conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental, do 5º e 9º ano


Flávia Gomes, promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC)

Flávia Gomes, promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC) Foto: R2 Comunicação

A Prova Brasil será aplicada entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro deste ano. Aplicada a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC), a Prova Brasil avalia o aprendizado dos estudantes de todo o país e integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O teste avalia o conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental, do 5º e 9º ano. A partir deste ano, o exame passou a incluir, também, as 3ª séries do Ensino Médio em sua avaliação. Contudo, além das escolas públicas, estendeu-se a participação para as 3ª séries de escolas privadas, desde que estas instituições de ensino efetuem a sua inscrição no processo. Os resultados compõem a média do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Flávia Gomes, promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), chama atenção para a importância da participação dos estudantes na Prova Brasil. “O não comparecimento de 80% de uma turma anula os resultados da Prova, prejudicando a nota do Ideb", observa.

Para a promotora, é importante que os estudantes passem por testes, visto que são instrumentos de gestão extremamente necessários para a melhoria da qualidade de ensino. “Essa avaliação é uma forma de diminuir as diferenças regionais existentes no Brasil, aproximando os currículos, considerando que cada estado possui sua própria organização curricular”, explica Flávia Gomes.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: