Educação

Ministério estabelece critérios para a manutenção do Fies

Os estudantes financiados devem obter um desempenho mínimo por semestre
Fonte: Brasil Escola | Editor: Redação 29/12/2017 12:26
Fies FiesFoto: Paulo Brandão

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, dia 29 de dezembro, uma resolução que estabelece critérios para permanência no Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A partir do primeiro semestre de 2018, os estudantes beneficiados pelo programa devem obter aproveitamento acadêmico mínimo de 75% no último semestre cursado.

De acordo com o documento, este mecanismo foi criado para que os estudantes financiados pelo Fies sejam capazes de concluir o curso de graduação. No entanto, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) podem ainda autorizar a continuidade do beneficio, por até duas vezes, caso o estudante não alcance o aproveitamento e apresente as devidas justificativas.

Fies 2018/1

No início do mês, o Governo Federal sancionou o Novo Fies que, entre outras coisas, abriu 310 mil novas vagas, sendo 100 mil delas a juros zero. Além disso, o programa conta agora com três faixas – Fies 1, Fies 2 e Fies 3 – com recursos vindos de fundos diferentes e beneficiando categorias diferentes de estudantes.

O Fies é um programa do Governo Federal criado em 1999 que utiliza a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para oferecer financiamentos em cursos superiores ministrados em instituições particulares de ensino. Atualmente, somente podem participar do Fies candidatos que tiraram notas acima de 450 nas provas objetivas do Enem e que não zeraram a redação. O cronograma do processo seletivo de 2018 ainda não foi divulgado.

Comentários

Matérias Relacionadas