Ciência & Tecnologia

Microsoft anuncia Inteligência Artificial em assistência médica

Esse foi o pontapé inicial para que a Microsoft e parceiros conseguissem revolucionar a medicina

Domingo - 17/02/2019 às 11:02



Foto: @DR Atendimento médico
Atendimento médico

Em 2017, a Microsoft anunciou pela primeira vez um projeto de pesquisa baseado em Inteligência Artificial (IA) sob a iniciativa Healthcare NExT. Esse foi o pontapé inicial para que a Microsoft e parceiros conseguissem revolucionar a medicina unindo nuvem, IA, pesquisa e conhecimento no setor.  

Com o intuito de empoderar pessoas para terem vidas mais saudáveis, a Microsoft vem utilizando tecnologia a nosso favor, parte importante para a transformação da assistência médica. Isso inclui trabalho em conjunto, inovação e criação de soluções que podem melhorar a vida das pessoas. 

No ano passado, a transnacional anunciou a prévia do serviço Healthcare Bot no Azure Marketplace, que permitia às organizações de saúde criar e implantar assistentes de saúde virtuais e bate-papos com IA. No dia 7 de fevereiro, a empresa anunciou a disponibilidade do serviço. Os assistentes de saúde virtuais criados com esse serviço podem ser usados para aprimorar processos, suporte de autoatendimento e redução de custos.  

De acordo com Peter Lee, Vice-presidente Corporativo da Microsoft Research NExT, o objetivo é permitir uma nova onda de inovação e impacto, utilizando a experiência profunda de IA e sua nuvem em escala global. 

Explicando mais sobre Healthcare Bot

Ele vem com serviços integrados com IA de assistência médica, incluindo um verificador de sintomas, conteúdo médico de recursos conhecidos do setor e modelos de compreensão de linguagem ajustados para entender a terminologia clínica médica. Você poderá personalizar a funcionalidade integrada da sua própria instância de bot e ampliar seus próprios fluxos de negócios através de ferramentas de edição visual simples ou intuitivas.  

Já quando tocamos no assunto envolvendo segurança, o serviço se alinha com ISSO 27001, 27018, CSA Gold e GDPR e além disso, fornece ferramentas que ajudam os parceiros da empresa a criar soluções compatíveis com Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA). 

Parcerias de grande importância e peso

Um dos parceiros é a Microsoft AI in Health Partner Alliance, um grupo em expansão focado no avanço das tecnologias para a saúde. Eles receberão treinamento único e acesso às tecnologias da Microsoft envolvendo experiência em engenharia e conjuntos de dados.

Além deles, uma parceria estratégica da iniciativa Healthcare NExT da Microsoft é com a University of Pittsburg Medical Center (UPMC), uma das maiores redes de assistência médica integrada dos Estados Unidos que de antemão, unirá esforços para melhorar a distribuição de assistência médica por meio de uma série de projetos e entre eles, podemos citar a transformação da produtividade e fortalecimento médico. Essa união visa reduzir a burocracia eletrônica, permitindo que haja concentração na relação médico-paciente.  

A HealthVaut Insights é um projeto cujo objetivo é permitir que novos parceiros produzam novos insights sobre a saúde dos pacientes, contribuindo para a aderência aos planos de saúde. Já a tecnologia de chatbots de IA da Microsoft, também é um projeto que permitirá que parceiros construam ferramentas conversacionais para assistência médica que utilizam IA.

A Microsoft Genomics está desenvolvendo um processo de “amostra e resposta” rápido e simples utilizando um canal de análise de genoma que usa a nuvem Azure e um ecossistema orquestrado de parceiros inovadores, como BC Platforms e DNAnexus. Por último, há também o projeto InnerEyes, que é uma ferramenta de software que utiliza IA, baseada em pesquisas, para o planejamento de radioterapia. 

Peter Lee ressalta que estão fundamentando esforços em um conjunto dos principais princípios de design que focam nos benefícios humanos da IA, transparência e responsabilidade. Este avanço na saúde nada mais é do que a afirmação de que a tecnologia pode sim fazer parte de tudo e que a missão da Microsoft é empoderar pessoas visando cada vez mais possuirmos vidas mais saudáveis.

Fonte: Tecmundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: