Geral

Meton Filho assume presidência do TRT-PI

dirigentes TRT posse amanhã

Quinta - 06/12/2012 às 19:12



Foto: Reprodução Francisco Meton Marques Lima e Liana Chaib
Francisco Meton Marques Lima e Liana Chaib
Nesta sexta-feira, dia 07 de dezembro, os desembargadores federais do Trabalho Francisco Meton Marques de Lima e Liana Chaib serão empossados, respectivamente, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí para o biênio 2013-2014.

A solenidade de posse será às 10 horas no auditório do Fórum Trabalhista de Teresina. Eles foram aclamados como novos dirigentes do Tribunal no último dia 16 de novembro, numa eleição consensual.

Tanto o desembargador Francisco Meton Marques de Lima quanto a desembargadora Liana Chaib, que também será empossada como corregedora do TRT/PI, já possuem experiência à frente do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí: Francisco Meton já presidiu a corte no biênio 1998/2000 e Liana Chaib no biênio 2004/2006.

Confira os perfis dos novos dirigentes

FRANCISCO METON MARQUES DE LIMA

O Desembargador Francisco Meton Marques de Lima assume, pela segunda vez, a Presidência do TRT do Piauí. Desde sua primeira gestão, entre 1998 e 2000, duas de suas características como administrador logo se destacaram. Uma delas é o respeito que tem por prazos – quer tudo “para ontem”. Outra é a simplicidade no trato: formalidades, sim; mas só dentro do necessário.

Há 30 anos na Justiça do Trabalho – iniciou a carreira como juiz substituto em 1982, no TRT da 7ª Região (CE) – Meton de Lima é mais do que um pioneiro: foi ele o responsável pelos primeiros estudos que resultaram no projeto de lei de criação do TRT do Piauí em 1992. Também elaborou o anteprojeto que resultou na criação das Varas do Trabalho de Picos, Floriano, Oeiras, Corrente, Piripiri e a 4ª Vara de Teresina.

No estado do Ceará, atuou nas Juntas de Conciliação e Julgamento (atuais Varas do Trabalho) de Fortaleza, Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá; no Maranhão, em São Luís, Imperatriz e Bacabal. Entre 1989 e 2002, foi presidente 1ª JCJ de Teresina e Diretor do Forum Trabalhista. Em março de 1992, passou a atuar como juiz convocado no TRT da 16ª Região (MA), onde permaneceu até dezembro do mesmo ano, quando foi promovido para o recém-criado TRT da 22ª Região (PI).

O Desembargador Meton Lima concluiu Mestrado em Direito na Universidade Federal do Ceará, em 1987 e Doutorado em Direito Constitucional na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2001.

Na área acadêmica, foi professor assistente da Universidade Federal do Ceará (de 1987 a 1990) e, desde 1990, é professor da Universidade Federal do Piauí e da Escola Superior da Magistratura do Piauí. Também deu aulas de direito na Escola Judicial do TRT, instituição que dirigiu até 2010.

Além de participar de oito obras jurídicas coletivas e duas literárias, coordena as revisstas do TRT e do curso de Direito da UFPI. É articulista de diversas revistas especializadas no Piauí, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande sul, São Paulo, Pernambuco e Maranhão.

Dos oito livros de autoria individual, um deles – Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista – entrou na 13ª edição em 2010 e entrará na 14ª em 2013; outro – Manual de Processo do Trabalho – está na segunda edição (2008). Ambos foram publicados pela editora LTr, de São Paulo.





LIANA CHAIB


Liana Chaib nasceu em Teresina (PI), em 24 de janeiro de 1961. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 1984, é especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Obteve o título de mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2004; atualmente, conclui doutorado em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito Administrativo na Universidade de Salamanca - Espanha. Iniciou a carreira na magistratura em 1989, quando atuou como Juíza Substituta do Tribunal de Justiça do Piauí. Em 1990, pede exoneração do TJ e ingressa, também por meio de concurso público, na Justiça do Trabalho, atuando inicialmente como Juíza Presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Teresina. Em 2001, é nomeada, por merecimento, para o cargo de Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI). Exerceu a Vice-presidência da Corte no biênio 2002/2004 e a Presidência nos dois anos subseqüentes, 2004/2006. Em 2013, assumirá pela segunda vez a Vice-presidência do TRT/PI, onde também exercerá a função de Corregedora.

Na área acadêmica, atuou como professora do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Escola Superior da Magistratura do Piauí. Desde 1988, é professora efetiva do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto. Também leciona a cadeira de Direito Administrativo na Faculdade Piauiense (FAP).

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: