Cidade

Mesmo com diminuição das chuvas, Defesa Civil mantém monitoramento

Equipes fazem vistorias e encaminham famílias atingidas para o programa Cidade Solidária

Quarta - 02/05/2018 às 14:05



O período chuvoso foi rigoroso na capital e já no final de abril e início do mês de maio as chuvas deram uma trégua. Ainda assim, a Defesa Civil Municipal segue um cronograma de visitas técnicas e, nesta quarta-feira (2), realiza atendimentos às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade por conta dos riscos de erosão, deslizamentos ou desabamentos.


Os atendimentos realizados incluem vistorias técnicas em casas, barracos ou edificações habitacionais com suspeita de risco de desabamento; ações de socorro e encaminhamentos das famílias atingidas para a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), com o objetivo de inclusão no Cidade Solidária.


“Com o cessar das chuvas, a maioria das áreas de risco não precisa mais ser monitorada. Mas em alguns locais, que foram bastante atingidos pela água das chuvas, ainda há necessidade de monitorar. E tão logo identificamos as famílias em situação de vulnerabilidade e risco, realizamos o encaminhamento para o Cidade Solidária”, destaca o membro da Defesa Civil, Sebastião Domingos.


O programa é uma ação emergencial que possui a linha de atuação da Família Solidária, onde a pessoa acolhida indica outra família para lhe receber e a Prefeitura repassa uma ajuda de custo no valor de R$ 250. E também da Residência Solidária, onde a família indica um imóvel, no valor de até R$ 250, para alugar e a Prefeitura arca com o pagamento no prazo de um ano.

Em ambas as situações, sistematicamente, a família também é acompanhada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sendo fornecido, caso necessário, cesta básica, kit acolhimento e kit limpeza.

“A Defesa Civil está em um incansável trabalho para atender as demandas. Seja com auxílio individual, a uma família, seja coletivamente, a uma região, ela presta ao morador o fluxo de atendimento da Prefeitura”, conclui Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: