Política

Mesa Brasil distribuiu 163 toneladas de alimentos no Piauí

Programa atendeu mais de 10 mil pessoas em 95 entidades cadastradas

Sexta - 07/09/2018 às 22:09



Foto: Assessoria Programa Mesa Brasil distribuiu 163 toneladas de alimentos no Piauí
Programa Mesa Brasil distribuiu 163 toneladas de alimentos no Piauí

Recolher onde sobra e entregar onde falta. É com esse lema que o programa Mesa Brasil Serviço Social do Comércio (Sesc) segue doando alimentos a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e social. No Piauí, de janeiro a junho deste ano, o programa distribuiu alimentos a mais de 10 mil pessoas assistidas pelas 95 entidades cadastradas no Mesa Brasil Sesc e a expectativa é que esse número aumente até o final de 2018.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de banco de alimentos e está presente em todos os Estados do país que atuam no combate à fome e ao desperdício. O programa é o primeiro banco de alimentos do Piauí e funciona há 15 anos. Atualmente conta com cerca de 100 parceiros doadores em suas três unidades, em Teresina, Parnaíba e Picos. De acordo com a coordenadora em exercício do programa, Luciana Carvalho, o intuito é contribuir para a valorização alimentar e o aumento da solidariedade.

“Nós trabalhamos com a segurança alimentar e nutricional objetivando pegar doações onde sobra e distribuir onde falta. Atendemos instituições do terceiro setor, que não têm vínculo com o poder público, mas precisam de muita ajuda, por exemplo o Lar de Maria, a Casa Frederico Ozanam, entre outros”, explica Luciana Carvalho.

Raimundo Nonato, administrador da Escolinha Anália Franco, entidade que acolhe crianças carentes de três a seis anos, frisa que as doações contribuem para a sustentação do projeto voluntário. Há cinco anos ele participa do Mesa Brasil Sesc recebendo os alimentos a cada 15 dias.  “Essa parceria é maravilhosa e esse tipo de iniciativa é fundamental em nosso Estado. Recebemos frutas, verduras e até leite, que é muito caro. Nossas crianças agradecem muito, porque em casa elas muitas vezes não têm o que comer”, enfatizou.

O Mesa Brasil Sesc funciona através de uma ação conjunta que integra o Serviço Social do Comércio, empresas ou parceiros doadoras, instituições sociais e voluntários. Além de alimentos, também aceita doação de produtos de limpeza, higiene e serviços, como transporte e pessoal de apoio. Para que a doação aconteça, o Programa estabelece junto ao doador, o local, os dias e horários para o recolhimento da doação. Após essa etapa, avalia a qualidade dos alimentos e realiza o transporte até o público beneficiário sob condições adequadas de consumo.

Miguel Fenelon é gerente administrativo de uma das empresas doadoras e afirma que é um prazer contribuir para o combate à fome no Estado. Parceiros desde 2002, o gerente ressalta a importância do Mesa Brasil Sesc. “O Programa leva a doação com muita seriedade e sempre dá um retorno do que é feito com os alimentos. Saber que ajudamos milhões de pessoas em situação de pobreza com nossa doação é algo muito gratificante”, frisa o gerente.

O objetivo principal das atividades do Programa Social do Sesc é de contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Para isso, além das instituições já cadastradas, o Programa atende, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos, com um trabalho de logística humanitária.

Programa Mesa Brasil distribuiu 163 toneladas de alimentos no Piauí
O programa Mesa Brasil já distribuiu 163.809 quilos de alimentos e atendeu 10.662 pessoas 

Ações educativas

Além da distribuição de alimentos, produtos e serviços, o Mesa Brasil Sesc trabalha com ações educativas. Ao longo do ano, o Programa desenvolve atividades nas áreas de nutrição e serviço social, com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer as instituições assistidas. Entre as ações, oferta cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras.

Nas três unidades do Piauí o programa distribuiu 163.809,20 Kg de alimentos e atendeu 10.662 pessoas. (editor colocar a imagem do infográfico)

Em Teresina, a sede do Mesa Brasil SESC funciona ao lado do Sesc Ilhotas, na Rua Heitor Castelo Branco, no Centro-Sul da cidade.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: