Mercosul convoca reunião para decidir se impõe sanções à Venezuela

O Mercosul vai se reunir nos próximos dias para debater se aplicará a cláusula democrática contra a Venezuela


Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela, havia dito que o país exerceria plenamente o comando do Mercosul

Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela, havia dito que o país exerceria plenamente o comando do Mercosul Foto: Divulgação

O Mercosul vai se reunir nos próximos dias para debater se aplicará a cláusula democrática contra a Venezuela, anunciou nesta terça-feira (25) o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez.


"Com respeito à cláusula democrática, o Mercosul tem de se reunir para discutir o tema. O Uruguai estará presente e discutiremos isso com seriedade e responsabilidade", disse, após reunião com o presidente argentino, Mauricio Macri, em Buenos Aires. Vásquez, no entanto, não adiantou a data e o local do futuro encontro.

Macri manifestou a preocupação de ambos com a situação atual no país, alertando que "do jeito que está, a Venezuela não pode fazer parte do Mercosul e tem de ser condenada por todos os países do continente e do mundo". A aplicação da cláusula democrática pode implicar a suspensão da Venezuela do bloco econômico e de benefícios ligados ao grupo, como a livre circulação de pessoas e a união alfandegária.


A posição foi manifestada depois de o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) ter adiado, na sexta-feira (21), "até nova ordem judicial", a coleta de assinaturas para a realização do referendo destinado a revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro, pedido pela oposição.

Em setembro, a Argentina o Brasil, Paraguai e Uruguai anunciaram que iam assumir conjuntamente a presidência semestral da organização, rejeitando a transmissão do cargo à Venezuela.


Na ocasião, os países fundadores do Mercosul ameaçaram ainda "suspender" a presença da Venezuela na organização, caso o país não respeite as "disposições jurídicas" até o início de dezembro.

Fonte: Ig

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: