Mercado do Peixe passa por total transformação para melhorar fluxo e atendimento

Permissionários querem revitalizar o principal ponto de venda do pescado na cidade


Visita ao Mercado do Peixe

Visita ao Mercado do Peixe Foto: Jamila Carvalho

A equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) tem realizado uma série de ações em parceria com os permissionários do Mercado do Peixe, principal ponto de venda de pescado da cidade. As ações tem o intuito de melhorar e revitalizar o espaço. Além da reforma da casa de lixo, que está sendo executada pelos próprios permissionários, a Superintendência já regularizou o cadastro dos comerciantes e feirantes, normalizou as ligações elétricas, executou a limpeza geral, e fez a remoção dos baús velhos e sucatas.


Quanto à melhora e revitalização, a superintendência fez o levantamento das demandas necessárias. “Levamos uma arquiteta para fazer uma planta geral da situação do mercado no sentido de realocar e definir, após levantamento de todos os espaços, principalmente a área do varejo e atacado. Além disso, também está sendo projetada uma guarita, um estacionamento, uma cerca e portões. O projeto está sendo feito e vamos esperar agora para orçar. Tudo isso se faz necessário para maior organização e segurança do local. Serão criados ainda corredores a fim de melhorar a mobilidade dos fregueses e permissionários”, explicou o gerente.


A Prefeitura busca, colaborativamente, tornar o mercado mais atrativo e preservado para utilização da população. “Depois de algumas reuniões com os permissionários, chegamos ao consenso de que havia necessidade de por em prática essas ações. Principalmente, porque o Mercado funciona durante todos os dias da semana e atrai um grande público aos finais de semana, já que é o principal ponto de venda de pescado de Teresina”, pontuou Renato Lopes, gerente de Serviços Urbanos da SDU Leste.


Ainda segundo Renato Lopes, a reforma da casa de lixo é muito importante, principalmente, no tocante à higiene do local. “Antes o depósito era aberto e fechado só com cerca, o que facilitava a dispersão do odor e, consequentemente, a aglomeração de urubus. Mas agora a casa foi completamente fechada com portão adequado. A reforma já está quase pronta. Eles querem, ainda, colocar um aparelho de refrigeração para evitar o mau cheiro no local”, disse.


“Agora, todos os permissionários ficaram cientes das mudanças e, principalmente, de suas obrigações quanto à higiene e manutenção dos seus espaços. Eles estão formando uma associação para que todos os problemas do mercado sejam mais bem encaminhados junto à SDU”, explicou o gerente.


Parceria com alunos de Arquitetura


A equipe da SDU e alunos de Arquitetura e Urbanismo da Uninovafapi tem se reunido para discutir um projeto que está sendo concebido pelos estudantes do 9° período. A iniciativa conta com esforços tanto da Prefeitura, quanto da instituição de ensino, e faz parte de um trabalho que busca revitalizar o mercado. Os alunos estão executando o projeto em parceira com o Município, que entra como futuro financiador.


Segundo a professora e orientadora Aracely Magalhães, o grupo está na fase de colher imagens do local e levantar informações. “Agora estamos na etapa de desenhar e pensar no formato ideal, de acordo com as adequações dos permissionários”, disse.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: