Brasil

Mensalidades escolares sobem mais neste ano, mostra pesquisa

renda escola mensalidade sobe

Sábado - 26/02/2011 às 16:02



 Matricular ou manter os filhos no colégio particular ficou mais caro neste ano. Um dos motivos é a ascensão das classes de menor renda, que passaram a consumir esse serviço graças ao avanço do rendimento dos mais pobres nos últimos anos.

Levantamento do Ibre/ FGV (Instituto Brasileiro de Economia da FGV), feito a pedido da Folha, mostra que todos os cursos formais, exceto os de nível superior, tiveram alta acumulada nos dois primeiros meses deste ano maior que o resultado de janeiro e fevereiro de 2010.

Na média, os cursos subiram 6,49% no período (nos mesmos meses de 2010, 4,47%). Mas, nas escolas de ensino fundamental, médio e pré-escolas, o aumento das mensalidades superou 8%.

Concentrados nos dois primeiros meses do ano, os reajustes fizeram o grupo educação registrar alta de 5,71% no período (3,78% em 2010).

Com o crescimento da procura por colégios particulares nos últimos anos, as escolas conseguiram implementar reajustes maiores nas mensalidades, segundo o economista Luiz Roberto Cunha, economista da PUC-RJ.

"Mais famílias puderam migrar para o ensino privado graças ao aumento da renda das classes mais baixas. A maior procura valida reajustes mais altos e repasses de custos", diz Cunha.

André Braz, economista da FGV, também diz que a demanda aquecida proporcionou os reajustes elevados.

O economista afirma que, na média, os serviços de educação só não aumentaram mais por conta da forte concorrência entre as faculdades. Como subiram menos (4,25% em janeiro e fevereiro), diz, os cursos superiores ajudaram a conter o reajuste médio dos cursos formais.

José Augusto de Mattos Lourenço, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, diz que os reajustes mais altos neste ano refletem a expansão de custos acima da inflação.

Os dados da FGV mostram também altas expressivas em cursos não regulares. É o caso dos de língua estrangeira, que subiram 8,61% em janeiro e fevereiro.

 

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: