Brasil

Menos da metade dos brasileiros pratica algum exercício físico

pesquisa exercício brasileiro

Terça - 10/06/2014 às 17:06



O número de praticantes de uma atividade física tem crescido a cada ano, mas ainda está muito abaixo do desejado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 45% da população com mais de 12 anos de estudo pratica algum tipo de atividade física no horário livre. Entre as pessoas que possuem até oito anos de estudo, o percentual diminui para 21%.

"Embora não haja restrições para a prática de atividade, é preciso consultar um médico para que o exercício e o tempo de execução sejam adapt ados às condições de cada paciente. Desta forma, é possível obter os benefícios, sem colocar em risco a saúde", ressalta o ortopedista especializado em Traumatologia Esportiva da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Marco Aurélio Neves.

Abaixo, o especialista lista seis benefícios que a prática de exercícios físicos pode promover:

1. Controle do peso

O exercício pode ajudar a prevenir o ganho excessivo de peso ou ainda ajudar a manter o peso ideal. "Quando você realiza uma atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima. Você não precisa dedicar longos períodos do seu tempo ao exercício para colher benefícios da perda de peso. Se você não puder realizar um treino real, você pode aumentar o nível de atividade durante todo o dia de forma simples, adotando hábitos como o de utilizar escadas em vez de elevador", indica.

2. Combate fatores de risco e doenças

Deixar a vida sedentária aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o "bom" colesterol, e diminui os triglicérides indesejados. Esta dupla ação mantém o sangue fluindo sem problemas, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. "Na verdade, a atividade física regular pode ajudar a prevenir ou controlar uma ampla gama de problemas e preocupações com a saúde, incluindo acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, depressão, certos tipos de câncer, artrite e quedas", revela.

3. Melhora o humor

Um treino na academia ou uma caminhada rápida de 30 minutos pode ajudar a melhorar o humor. "Isso acontece porque a atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que podem deixar você se sentindo mais feliz e mais relaxado. Você também pode se sentir melhor em relação à sua aparência e sobre si mesmo, quando você se exercita regularmente, o que pode aumentar a sua confiança e melhorar sua autoestima", explica.

4. Aumenta a energia

Atividade física regular pode melhorar a força muscular e aumentar a resistência. "Exercício e atividade física fornecem oxigênio e nutrientes para os tecidos e ajudam o sistema cardiovascular a trabalhar de forma mais eficiente. Quando o coração e pulmões trabalham desta forma, você tem mais energia para as tarefas diárias", esclarece.

5. Promove um sono melhor

A atividade física frequente pode ajudar a adormecer mais rápido e a promover um sono mais profundo e, portanto, de mais, qualidade. "Deve-se apenas evitar atividades intensas muito perto da hora de dormir, pois você pode ficar muito energizado para adormecer", alerta.

6. Promove diversão e integração social

O exercício dá a oportunidade de relaxar, desfrutar do ar livre ou simplesmente se envolver em atividades que fazem você feliz. A atividade física também pode ajudar você a se conectar com a família ou amigos em um ambiente social divertido. Então, encontre uma atividade física que você goste e a pratique", sugere o especialista, Marco Aurélio Neves.



Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em 69 especialidades, oferece ao todo 681 leitos e um quadro clínico de mais de 3 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar da Ordem global.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: