Geral

Membros do Sindicato da Construção Civil do Piauí fiscaliza obras em P

sindicato fiscaliza construções picos

Terça - 09/08/2011 às 20:08



 Uma equipe de sindicalistas do Sindicato da Construção Civil do Piauí, esteve na cidade de Picos para apurar de perto as causas do acidente que vitimou dois trabalhadores da área na segunda-feira (01), na cidade. Os trabalhadores Manoel Antônio de Moura Silva, 30 anos e Romildo Santos Rocha de 18 anos de idade, foram vitimas de choque elétrico causado pela falta de proteção no trabalho.

De acordo com Francisco Soares, membro do Sindicato, o objetivo da vinda da comissão a Picos, é investigar por que na cidade acontecem muitos acidentes de trabalho envolvendo a construção civil, na maioria deles com vitimas fatal.
“Nós lamentamos muito que nesta cidade tenha ocorrido muitos acidentes de trabalho, nós sabemos que na construção civil os trabalhadores são muito vulneráveis aos acidentes e doenças do trabalho, mas, nós temos o dever de fazer alguma coisa para diminuir esses indicadores”. Disse Francisco.

Segundo o sindicalista, em Picos tem um bom número de construção, por conta disso os acidentes vem ocorrendo freqüentemente, por tanto se faz necessário, tomar algumas providencias, para diminuir esses indicadores, “não é justo uma pessoa trabalhar sem ter a garantia de vida, qualidade de vida deve ser proporcionada pelo empregador, lhe dando as garantias necessárias para evitar os acidente”. Afirmou. Para ele uma das formas de evitar os acidentes, é fornecendo ao trabalhador os equipamentos de proteção individual, e os equipamentos de proteção coletiva.

O acidente que matou os dois operários, poderia ter sido evitado com alguns cuidados, “ao edificar uma obra perto de uma fiação elétrica o dono da obra ou a construtora tem a obrigação de procurar o órgão responsável pela eletricidade da cidade para providenciar um revestimento nos fios, para que os trabalhadores fiquem seguros, por que um descuido que foi o que ocorreu, um trabalhador movimentado uma peça de aço encosta no fio e é fatal”.
O sindicalista afirmou que visitou várias obras na cidade e em nenhuma, foi encontrado os equipamentos de segurança, como rede de proteção, capacete individual e outro acessórios indispensáveis, o sindicalista disse ainda que não foi localizado nenhum responsável pela obra que vitimou os trabalhadores. Por conta desse alto índice de acidente em Picos, um sindicato da categoria será criado para poder fiscalizar e garantir os diretos dos trabalhadores.

Fonte: portalfcs

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: