Mundo

Médicos retiram tumor de 27 kg de mulher em Singapura

Equipe precisou remover o útero e os ovários da paciente. Durante operação, ocorreu severa perda de sangue.

Terça - 11/09/2018 às 14:09



Foto: G1 - Globo.com Médicos retiram tumor de 27 kg
Médicos retiram tumor de 27 kg

Médicos de Singapura tiraram um mioma uterino de 27 kg do corpo de uma paciente, como mostra relatório da revista científica "BMJ". Durante a operação, a mulher de 53 anos teve uma severa perda de sangue. O útero e os ovários foram removidos.

De acordo com o artigo, os tumores benignos são comuns no sistema reprodutivo feminino, principalmente após os 50 anos. Os miomas gigantes, no entanto, têm peso superior a 11,4 kg e são extremamente raros. Um tumor como o encontrado no corpo da paciente em Singapura pode causar uma pressão exagerada e deformar órgãos importantes, como coração e pulmão.

Segundo o jornal "The Washington Post", a mulher chegou a um hospital pediátrico sem condições de se movimentar e disse ter dificuldade para respirar há pelo menos seis meses. O médico que assina o relatório, Poh Ting Lim, contou ao jornal que ela não procurou atendimento mais cedo por medo da cirurgia. O tumor tinha o tamanho de uma abóbora grande: 65 centímetros de largura. Após fazer o procedimento de retirada, a equipe ainda fez uma cirurgia plástica para reconstruir a parede abdominal.

Outros casos

Em 14 de fevereiro deste ano, um tumor de quase 60 kg foi removido do ovário de uma mulher no Hospital Danbury, nos Estados Unidos. A equipe médica trabalhou por cinco horas na cirurgia. O caso foi divulgado três meses depois, quando a paciente, que é professora, retomou suas atividades normais.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: