Geral

Médicos paralisam atendimentos do Plamta e Iapep-Saúde por 24 horas

Cerca de 200 mil usuários são prejudicados com a paralisação

Segunda - 13/03/2017 às 12:03



Foto: SIMEPI Médicos decidem suspender as atividades em assembleia
Médicos decidem suspender as atividades em assembleia

Usuários do Plano Médico de Assistência e Tratamento (Plamta) e Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí (Iaspi), antigo Iapep, ficaram sem atendimento nesta segunda-feira (13). Os médicos que atendem pelos dois planos de saúde suspenderem as atividades por 24 horas, após assembleia geral realizada na terça-feira (7). A categoria reivindica o atraso de cinco meses no pagamento, além de outros fatores que não estão sendo cumpridos.

Aproximadamente 200 mil usuários são prejudicados com a paralisação. Os pacientes devem remarcar as consultas, exames e demais procedimentos que estão marcados para hoje.Vale ressaltar que haverá atendimento somente em casos de urgência e emergência. 

 De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Samuel Rêgo, a paralisação também é uma forma de alertar a população e os gestores sobre a real situação dos planos de saúde estadual.

“O servidor é descontado em folha, não há inadimplência e isso faz a gente se perguntar: para onde vai esse dinheiro? Quando o paciente precisa fazer uma cirurgia, o Plamta nega. Já fizemos várias negociações com os representantes dos planos e os acordos não são cumpridos. “, diz Samuel Rêgo.

A categoria também reivindica em caráter de advertência pelo não cumprimento dos acordos firmados com a classe, os constantes e injustificados atrasos de pagamentos, as excessivas burocracias impostas ao médico prestador, as glosas injustificadas e abritrárias, a defasagem nos valores dos procedimentos e elevado custo imposto ao médico para aquisição e uso da licença biométrica.

Diretora do Iaspi, Daniele AitaDaniele Aita, diretora do Iaspi/ Foto: Samuel Brandão

A diretora-geral Iaspi, a medica Daniele Aita, disse que o plano vem realizando pagamentos dentro dos prazos e a previsão dada em janeiro com o Sindicato de Hospitais (Sindhospi) está sendo cumprida.

"Todos têm acesso a pedir recurso e tem a possibilidade de receber conforme correção da fatura", diz a diretora do Iaspi.

Daniele Aita enfatiza ainda que não há motivo real para paralisação, pois foram solucionados, inclusive, problemas técnicos, com a digitalização de guias de atendimentos de forma que não haverá prejuízos na fatura do prestador referente à produção de janeiro deste ano, cuja auditoria será realizada em março.

A diretora do Iaspi explica que todas as demandas estão sendo viabilizadas para que os atendimentos não sejam interrompidos. "O IASPI garante os atendimentos, pois há o cumprimento de prazos e pagamentos", diz.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: