Médicos param e deixam população sem atendimento

Os médicos que atendem pelo municípios realizam nova greve


Médicos parados em Teresina: rotina

Médicos parados em Teresina: rotina Foto: Reprodução

A população de Teresina mais uma vez ficou sem atendimento médico nesta segunda-feira (25). Os profissionais pararam todas as atividades em mais uma greve de advertência. Até quarta-feira (26) estão suspensos todos os atendimentos clínicos e ambulatoriais e os serviços de urgência e emergência estão sendo limitados. 

A greve de dois dias é coordenada pelo Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi). “Iremos reduzir o número de médicos nas urgências e emergências durante os dois dias de paralisação, dentro do que a Lei nos permite, sem colocar a população em risco. Os gestores não estão reagindo ao que estamos reivindicando. É preciso que entendam que a situação está muito grave e que não se deve virar as costas para tudo que estamos denunciando. Ao invés de se omitir, é necessário sentar e negociar”, sugeriu Samuel Rêgo, presidente do Simepi.

O sindicato denuncia a falta de segurança nos locais de trabalho, equipamentos quebrados, medicamentos básicos e essenciais para o tratamento dos pacientes, sobrecarga de trabalho e profissionais insuficientes.

Na terça-feira (26), às 19h, os médicos realizarão uma nova assembleia geral na sede do sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, às 19h, para analisar e decidir os rumos do movimento. 

o procurador de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes acompanha a greve. “Nosso trabalho é focado nas demandas coletivas e individuais, priorizando as coletivas por sua abrangência. Dentro dessas demandas coletivas, temos diversas ações judiciais e procedimentos administrativos. Estamos aguardando o posicionamento do poder judiciário em relação a demandas importantes, como ações civis públicas referentes a alguns setores do Hospital de Urgência de Teresina e hospitais de bairro. Houve um avanço. Em relação ao diálogo realizado com o poder judiciário, está sendo possível a realização de audiências de composição com o gestor de saúde pública do município. Com isso, esperamos que essas composições sejam realizadas e cumpridas, para a melhoria da estrutura e da prestação de serviço público de saúde em Teresina”.

Os procuradores da República Tranvanvan da Silva Feitosa e Kelston Pinheiro Lages, também discutiram com a categoria, que apresentou uma lista de reclamações relacionadas ao caos na saúde pública no município de Teresina, em relação ao atendimento dos pacientes do Sistema Único e Saúde (SUS).

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: