Geral

Médicos ameaçam suspender atendimento

O Governo do Estado vai apressar os estudos para definição do percentual de reajuste dos valores pa

Sexta - 17/04/2015 às 14:04



Foto: Paulo Pincel Samuel Rego, do Sindicato dos Médicos, com Marcos Steiner, diretor-geral do Iapep
Samuel Rego, do Sindicato dos Médicos, com Marcos Steiner, diretor-geral do Iapep
Para evitar a suspensão do atendimento aos pacientes do Iapep-Saúde e Plamta, o Governo do Estado vai apressar os estudos para definição do percentual de reajuste dos valores pagos pelos procedimentos médicos realizados pelos dois planos.

Reunidos ontem (16), no gabinete do diretor-geral do Instituto de Assistência e Previdência do Estado, Marcos Steiner Mesquita, representantes do Sindicato dos Médicos do Piauí discutiram a definição do percentual a ser proposto para a categoria, que tem assembleia geral marcada para o dia 28 de abril, com indicativo de suspensão desses atendimentos.

Marcos Steiner pediu sensibilidade aos médicos de modo a evitar a suspensão do atendimento a esses pacientes, argumentando o enorme prejuízo que essa decisão poderia causar à saúde dessas pessoas.

Steiner argumentou que o cronograma de pagamento dos meses em atraso do Iapep-Saúde e Plamta, acordado com os médicos em março deste ano, vem sendo antecipado. “Estamos pagando oito meses em menos de 70 dias, o que mostra a boa vontade do governo em atender às demandas dos médicos, dos hospitais e clínicas credenciados aos planos de saúde do Estado”.

O diretor do Iapep explicou que o aumento nos valores dos procedimentos médicos depende da capacidade financeira do Estado, mas que será concedido um percentual suportável, o máximo que o tesouro estadual puder pagar.

Segundo Samuel Rêgo, os médicos não aceitam apenas o aumento do valor da consulta e exigem a correção da tabela de procedimentos, que estaria sem reajuste há mais de dez anos, acumulando uma defasagem de mais de 70%.

“Queremos que o Iapep defina um percentual de correção desses valores e os médicos vão apresentar uma contraproposta. Mas de já aviso que se não houver uma proposta razoável, a probabilidade de uma paralisação do atendimento aos pacientes do Iapep-Saúde e Plamta é bem grande”, avisou o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí.

Marcos Steiner se comprometeu de apresentar a proposta de reajuste na próxima semana, antes da assembleia geral dos médicos.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: