Médico realiza Mutirão de Parkinson no Ambulatório do Hospital São Mar

Parkinson mutirão sábado teresina


Será realizado pela primeira vez em Teresina, através do Dr. Kelson Almeida, no Hospital São Marcos, um mutirão de atendimento gratuito para pessoas que sofrem com o Mal de Parkinson, neste sábado, 20 de abril, de 8 às 12h. No mês de Abril, dia 11, foi celebrado o dia do Parkinson. A Associação Brasileira de Neurologia comumente realiza eventos de cunho social em diversos estados do Brasil através de alguns médicos. O dia 11 foi escolhido, em homenagem ao médico inglês James Parkinson , responsável pela descoberta da doença em 1817.

A população será atendida pelo médico juntamente com acadêmicos de medicina que realizam projetos na área e que treinados pelo próprio médico, realizarão triagens nos idosos com base nos protocolos de atendimento geriátrico.

O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, causada pela deterioração progressiva das células nervosas da parte do cérebro que controla o movimento muscular.

A doença de Parkinson se manifesta em alguns indivíduos devido à degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada “substância negra”. Essas células normalmente produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas, os neurotransmissores, ao corpo. Com a degeneração dessas células o que ocorre é a falta ou a diminuição da dopamina o que passa a afetar os movimentos da pessoa, provocando diversos sintomas tais como: lentidão, tremores, rigidez muscular, desequilíbrio, perda do controle muscular, alterações na fala e na escrita.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: