Saúde

Saiba os principais sinais do câncer de cabeça e pescoço

Julho foi marcado pelo movimento mundial Julho Verde

Quarta - 01/08/2018 às 13:08



Foto: Vivo Mais Saudável Câncer
Câncer

O último mês foi marcado pelo movimento mundial Julho Verde, que foi criado com o intuito de orientar sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos tipos de câncer que se encaixam nas modalidades de tumores de cabeça e pescoço, como por exemplo o de boca e de laringe. Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) sinalizam que no Brasil, o câncer de boca, laringe e demais regiões é o segundo mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de próstata. 

Diante disso e da importância de se ter um diagnóstico precoce, o cirurgião de cabeça e pescoço Lúcio Noleto, sinaliza quais os principais sinais do problema. "Alguns sinais de alerta podem ser observados. O surgimento de ferimentos, úlceras ou sangramento na boca, dificuldade para engolir ou perda de peso, rouquidão por tempo superior a 60 dias e nódulos no pescoço devem ser avaliados pelo médico", orienta. 

O médico indica que o diagnóstico correto requer atenção às queixas e relatos do paciente, minucioso exame físico presencial e, por vezes, indicação de biópsia para investigação e definição diagnóstica. 

Lúcio Noleto destaca que homens e mulheres acima de 50 anos têm maior incidência de câncer de cabeça e pescoço. No que se refere às chances de cura, o médico reitera a necessidade de se identificar a doença em estágio inicial. "As chances de cura e qualidade de vida estão associadas ao estágio de evolução da doença, assim, quanto mais cedo forem avaliados os sintomas, mais precoce for definido o diagnóstico e início de tratamento, bem mais animadora será a perspectiva de cura", finaliza. 

 
 

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: