Geral

Medicamentos excepcionais chegam a cerca de 12 mil piauienses. Veja

medicamentos excepcinais piauienses

Domingo - 28/04/2013 às 21:04



 Os medicamentos de dispensação excepcional, usados para o tratamento de doenças crônicas e raras, são destinados a 12 mil pacientes no Piauí, através de farmácias especializadas. O Governo do Estado investe cerca de R$ 1 milhão mensalmente para a garantia do serviço gratuito à população.

São cerca de 200 medicamentos excepcionais distribuídos através do Sistema Único de Saúde (SUS), que contemplam o tratamento de 70 patologias. “Através de planejamento, estabelecemos uma projeção anual de aumento do uso desses medicamentos e, hoje, a distribuição acontece de forma pontual. Os pacientes que necessitam desse tratamento especial são atendidos pelas farmácias e profissionais capacitados”, explica a coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica, Natalya Aires.

Em Teresina, o serviço é oferecido através da Farmácia de Medicamento Excepcional, localizada no Centro da cidade, na Rua 24 de Janeiro. Além da capital, outros 8 municípios do Estado possuem sede da farmácia, são eles: Bom Jesus, Campo Maior, Floriano, Parnaíba, Piripiri, Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato.

Os locais contam com farmacêutico e auxiliar administrativo para a correta dispensação dos medicamentos, que geralmente são de uso contínuo. As regras referentes aos medicamentos excepcionais são definidas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: