Medicamentos 3 em 1 devem chegar ao Piauí ainda este mês

distribuição sesapi Aids remedio 3X1


A Secretaria de Estado da Saúde já solicitou o primeiro lote da nova medicação para os pacientes portadores de HIV e Aids. A dose fixa combinada deve chegar ao estado ainda este mês e será distribuída gradativamente aos pacientes com prescrição médica, foi o que informou a Coordenação de Doenças Transmissíveis/Programa Estadual de DST/AIDS, da Sesapi.

O novo medicamento estará disponível inicialmente no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, que atende cerca de 5 mil pacientes. Alem do Natan Portela, deverão receber os medicamentos as seis Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), localizadas em Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e duas em Teresina, que precisam solicitar à Secretaroa de Saúde.

O Ministério da Saúde iniciou a oferta da dose tripla combinada, o chamado três em um, dos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). Atualmente, esses fármacos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos, separadamente, pelos pacientes com portadores de HIV e Aids.

O uso de Doses Fixas Combinadas (DFC) contribui significamente para adesão ao tratamento antirretroviral e, consequentemente, para o sucesso terapêutico. Os pacientes que já estão em uso desse esquema continuarão a ter acesso aos medicamentos ainda de forma separada, na medida em que a implantação da DFC e dará gradativamente.

O principal ganho com essa nova medicação está na redução do número de pacientes que deixam de dar continuidade ao tratamento. Isso porque a disponibilidade das três composições em um único comprimido facilita a ingestão permitindo boa adesão ao tratamento e durabilidade do esquema terapêutico. A dose máxima diária desta DFC é de um comprimido/dia.

Essa combinação de medicamentos integra o Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde, publicado em dezembro de 2013, e será disponibilizado como tratamento inicial para os pacientes soropositivos.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
HIV
Próxima notícia

Dê sua opinião: