Medalhistas olímpicos participam na UFPI do 6º Encontro Caixa de Atletismo Social

O evento é promovido pelo Instituto Joaquim Cruz em parceria com a Universidade


Medalhistas olímpicos

Medalhistas olímpicos Foto: Ascom/UFPI

Com o objetivo de fomentar o atletismo brasileiro e divulgar o esporte, será realizado dia 29 de novembro o 6 Encontro Caixa de Atletismo Social (ECAS) no campus da UFPI em Teresina. O evento é promovido pelo Instituto Joaquim Cruz em parceria com a Universidade. A atividade é aberta e gratuita à comunidade, sem necessidade de inscrição.

O Encontro apresentará projetos geridos pelos medalhistas olímpicos André Domingos, Arnaldo de Oliveira, Claudinei Quirino, Cláudio Roberto, Joaquim Cruz, Vanderlei Cordeiro e Vicente Lenílson.

O evento começa às 14 horas no Cine Teatro da UFPI, com a palestra do reitor da Universidade José Arimatéia Dantas Lopes, seguida da apresentação de um representante da Caixa Econômica Federal, que falará sobre a história dos encontros. Logo após, haverá a apresentação dos medalhistas e seus projetos das 15h às 17 horas. 

A programação segue na Pista de Atletismo da UFPI. A partir das 17 horas, os medalhistas participam de atividade integrada para mais de 500 crianças da rede pública de ensino. Lá os atletas irão falar sobre a importância de ser cidadão e da prática de esportes. O Encontro encerra com volta olímpica às 18h30.

Pela primeira vez, o Encontro ocorre na Região Nordeste. As duas últimas edições se realizaram em São Paulo. Quem sugeriu à Caixa que promovesse o evento em Teresina foi o atleta Joaquim Cruz, filho de piauienses da cidade de Corrente. O medalhista Cláudio Roberto é outro piauiense feliz com a realização do Encontro em sua terra natal.

Ao receber o evento voltado à promoção do atletismo, a UFPI cumpre seu papel de realizar e apoiar ações de ensino, pesquisa e extensão. “A UFPI dispõe de infraestrutura ideal para o desenvolvimento da modalidade atletismo. Em junho deste ano, foi inaugurada a Pista de Atletismo, uma pista oficial olímpica, que pode sediar qualquer competição em níveis nacional e internacional”, disse o coordenador local do projeto, professor da UFPI, Marcos Santos.

O Instituto Joaquim Cruz

O Instituto Joaquim Cruz (IJC) é a continuação de um sonho realizado nas olimpíadas de Los Angeles, em 1984, quando Joaquim Cruz venceu a prova dos 800 metros e alcançou o recorde olímpico. Criado em 2003, o IJC iniciou o Projeto Clube dos DescalSOS/Caixa em 2004, que atende a 120 crianças e jovens, nos núcleos de Águas Lindas de Goiás, Ceilândia e Recanto das Emas.

Através do esporte, Joaquim Cruz teve a oportunidade de estudar e se formar nos Estados Unidos. “Os nossos alunos e atletas melhoraram seu desempenho na escola, na família e na sociedade a partir do esporte, que caminha junto com a cidadania. Vale a pena acreditar nessa parceria, principalmente por meio do atletismo, que mudou a minha vida”, lembra o atleta. 

6º Encontro Caixa de Atletismo Social - ECAS

Dia: 29 de novembro de 2016 

Horário: Das 14 às 19h

Local: Auditório do Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Obs: A atividade integrada será na pista de atletismo no setor de esportes da Universidade.

Para mais informações: www.ijcdf.org

Contato: Ricardo Vidal – 061 9 8134-0663 9 (diretor instituto joaquim cruz)

                Gilberto Ferreira – 061 9 8134.6609

                Prof. Dr. Marcos Santos – 086 9854.3379 (docente da UFPI)

Fonte: UFPI - Coordenadoria de Comunicação Social

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: