MEC oficializa mudanças para o Enem 2017

As alterações já eram previstos desde que foi realizada uma consulta pública sobre o exame.


MEC

MEC Foto: Veja

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 4 de abril, uma portaria que regula algumas mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As mudanças já eram esperadas desde que o MEC convocou uma consulta pública sobre o exame.

A primeira grande mudança listada neste documento trata da certificação de conclusão do ensino médio. A partir de agora, o Enem deixará de ser utilizado para obter tal certificação. Segundo a portaria, o exame tem como objetivo verificar os conhecimentos dos estudantes ao final do ensino médio.

Até a última edição do exame, ao realizar a inscrição, os estudantes podiam solicitar a certificação pelo Enem. De acordo com o MEC, em 2016 apenas 7,7% dos estudantes que se inscreveram com essa intenção alcançaram a nota mínima exigida.

Isenção

Outro item que sofre alteração são as regras para isentar estudantes do custo de inscrição no exame. Fica assegurado o benefício aos estudantes de escolas públicas e membros de famílias com baixa renda. No entanto, o estudante que for isento e faltar a prova sem justificativa perde o direito ao exame no ano seguinte.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou o valor que será cobrado para o Enem 2017. O edital está previsto para a próxima segunda-feira, dia 10 de abril, e as inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio. Veja mais detalhes do Enem 2017.

Outra mudança já aprovada para este ano é a aplicação do exame em dois domingos seguindo e não mais em um final de semana. As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro de 2017.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
MEC
Próxima notícia

Dê sua opinião: