Brasil

MEC atrasa início das inscrições no FIES e não apresenta justificativa

Atraso

Segunda - 31/01/2011 às 23:01



Foto: G1 Fies
Fies
Apesar da divulgação do Ministério da Educação de que as inscrições para o Fundo de Garantia do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) começariam nesta segunda-feira (31), a adesão ainda não foi aberta no site do fundo. Questionado pelo G1, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo fundo, afirmou que a previsão era que as inscrições começariam às 12h, o que não ocorreu. Procurada após esse horário, a assessoria de imprensa do ministério não explicou o motivo do atraso.

Pelo cronograma inicial do Ministério da Educação, as inscrições deveriam ter começado em 17 janeiro, mas tiveram de ser adiadas devido à prorrogação do prazo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O bancário Angelo Augusto Damaso, de 49 anos, de Varginha (MG), tenta fazer a inscrição desde a zero hora desta segunda-feira. “A gente fica no computador, porque me parece que o Fies é por ordem de chegada. Só depois de quase uma semana divulgaram que adiaram para o dia 31. A gente começou na zero hora de hoje e o processo se repete. Ainda não abriu. A gente fica nesse desgaste”, afirmou.

Damaso quer inscrever a filha de 25 anos no financiamento estudantil. Danielle Sottani Damaso passou em medicina na Universidade do Vale do Sapucaí (Univas), na cidade mineira de Pouso Alegre. A família já pagou a matrícula, de R$ 3.363, valor da mensalidade.

“Minha filha já fez faculdade de farmácia em uma federal, mas ela não se contentou, porque tinha vontade mesmo de fazer medicina. Tenho outro filho, que estuda também. Para bancar mensalidade integral, não tenho condições. Só vou conseguir que ela estude, se conseguir os 100% dos Fies”, disse.

Segundo Damaso, numa primeira ligação ao 0800 do MEC, ele recebeu a informação de que as inscrições estavam previstas para meio-dia. Mais tarde, outro atendente afirmou que esse horário não estava confirmado e que a abertura da adesão deveria ser possível até o final da tarde, de acordo com o bancário.

17 de janeiro

Desde o dia 17, estudantes aguardam a abertura das inscrições. Eles dizem que não têm como pagar as mensalidades das instituições de ensino superior sem o financiamento.

O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior.

Estão habilitados a se candidatar estudantes matriculados em cursos de graduação pagos, que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa. Além disso, o aluno precisa ter feito o Enem.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFies) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, deve digitar seu CPF, data de nascimento, um endereço eletrônico válido e cadastrar uma senha, que será utilizada sempre que acessar o sistema. Depois disso, o candidato receberá uma mensagem para validação do cadastro.

A partir daí, deve acessar o SisFies e se inscrever, informando dados pessoais, do curso e da instituição e informações sobre o financiamento solicitado. Nesse momento, deve escolher se quer financiamento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (os dois únicos agentes financeiros do Fies) e a agência de sua preferência.

Conclusão

Concluída a inscrição, o aluno deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino em até dez dias corridos, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

Validadas as informações, a comissão emitirá o documento de regularidade de inscrição (DRI). Com ele, o candidato deve procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil (conforme sua escolha) para formalizar, uma vez atendidas as normas do Fies, a contratação do financiamento. Isto deve ser feito até, no máximo, vinte dias corridos depois da conclusão da inscrição.

Condições de pagamento
Pelo Fies, durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão da graduação, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Encerrado este período, o saldo devedor será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

Segundo a Sesu, 486 mil dos 560 mil contratos do Fies firmados em 2009 estão ativos. Outros 71.381 contratos foram firmados em 2010.
 

Fonte: Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: