MDS destina R$ 5,5 milhões para melhoria de restaurantes populares

recursos melhorias restaurantes populares


 Brasília, 1º – Estados e municípios que já possuem Restaurantes Populares, Bancos de Alimentos e Cozinhas Comunitárias em funcionamento há pelo menos 12 meses e queiram modernizar esses equipamentos podem participar do edital de seleção pública divulgado  ontem (1º) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).



São R$ 5,5 milhões para despesas com a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras e instalações, aquisição de equipamentos e móveis, de veículos, material de consumo e utensílios e equipamentos de proteção individual. Os interessados podem incluir e enviar até 16 de julho proposta de trabalho, junto com os documentos necessários, ao Portal de Convênios (Siconv).



Informações completas sobre o Edital MDS/Sesan nº 06/2012 podem ser obtidas no Portal do MDS. O resultado provisório será divulgado em 25 de julho.



Cozinhas Comunitárias – Unidades de alimentação e nutrição com capacidade mínima de produção de cem refeições diárias, devem localizar-se preferencialmente em bairros populosos das periferias urbanas ou nas áreas centrais de pequenas cidades. Além de garantir acesso a refeição de qualidade, implementam atividades de inclusão social produtiva, fortalecem a ação coletiva, a identidade comunitária e a educação alimentar e nutricional.



Bancos de Alimentos – Unidades estratégicas de abastecimento e combate ao desperdício de alimentos provenientes da cadeia agroalimentar urbana e metropolitana, auxiliam na distribuição de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e se caracterizam como importante espaço de articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Direcionam sua ação à doação de gêneros alimentícios às entidades socioassistenciais que oferecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e contribuem para o abastecimento de Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares.



Restaurantes Populares – Oferecem refeições adequadas a preços acessíveis à população em situação de vulnerabilidade social, garantindo o direito humano à alimentação adequada. As instalações apoiadas têm capacidade mínima de produção de mil refeições diárias durante cinco dias por semana, sempre respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região.

Fonte: MDS

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: