Esportes

Mbappé empata com Messi na liderança da Chuteira de Ouro

Autor de três gols em goleada do PSG neste sábado, camisa 7 é o artilheiro isolado do Francês com 17 gols

Domingo - 20/01/2019 às 10:01



Foto: Reprodução Mbappé
Mbappé

Os três gols deste sábado na estrondosa goleada por 9 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Guingamp não serviram apenas para Kylian Mbappé se isolar na artilharia do Campeonato Francês. Agora com 17 gols na competição, o camisa 7 do PSG foi dormir como um dos líderes do ranking da Chuteira de Ouro europeia, o prêmio dado ao maior goleador de um campeonato nacional no continente na temporada.

A corrida pela Chuteira de Ouro leva em conta a importância de cada liga nacional. Desde a última temporada, o Francês passou a ter peso dois, e com isso Mbappé agora soma 34 pontos, empatando na ponta com o argentino Lionel Messi, do Barcelona, vencedor das duas últimas edições.

Messi é também o maior ganhador da Chuteira de Ouro, cinco vezes, uma a mais que Cristiano Ronaldo, este ano mais afastado da briga, apenas em oitavo lugar com seus 14 gols pela Juventus no Italiano (28 pontos). Mbappé luta pela sua primeira premiação como artilheiro máximo de um campeonato nacional europeu - o único francês a ganhar o troféu foi Thierry Henry, duas vezes, nas temporadas 2003/2004 e 2004/2005, pelo Arsenal.

A liderança de Mbappé, no entanto, pode durar pouco. Neste domingo, Lionel Messi entra em campo pelo Barcelona contra o Leganés, pela 20ª rodada do Espanhol. Outro concorrente forte ao prêmio é o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, que fez dois neste sábado na vitória por 4 a 3 sobre o Crystal Palace e chegou a 16 na artilharia da Premier League (32 pontos no ranking da Chuteira de Ouro).

Com 13 gols no Campeonato Francês, dois deles marcados na goleada deste sábado, Neymar ainda está longe da briga pela Chuteira de Ouro. Além de Mbappé, o uruguaio Edinson Cavani, que completa o trio de ataque do PSG, também está na frente do brasileiro, com 14 gols no Francês - três deles feitos nos 9 a 0 sobre o Guingamp.

Neste momento, o melhor brasileiro no ranking, em quarto lugar, é o desconhecido Liliu, campeão e artilheiro no Campeonato Estoniano com o Nömme Kalju, com 31 gols. Como sua liga tem peso um, seus gols correspondem a 31 pontos. Liliu chegou a liderar o ranking da Chuteira de Ouro até dezembro do ano passado, no entanto não tem mais chance de levar o prêmio porque a temporada na Estônia já está encerrada.

Fonte: globoesporte.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: