Mau hálito: um inimigo da saúde bucal

clínica dicas mau hálito


Quem não se incomoda em conversar com pessoas que tenham mau hálito? É complicado falar para sua amiga (o) que sua boa está com um cheiro não muito agradável. A halitose pode ocorrer por vários motivos, dentre eles a má escovação, ficar de jejum por um longo período, por problemas de gengivite ou até mesmo pela presença de cáries. Segundo o Dr. Rogério Penna, dentista, especialista em periodontia e implantodontia, sócio proprietário da NOAC Odontologia (GO), para se evitar a presença de mau hálito é preciso seguir algumas dicas.

“É um problema silencioso, apesar do trocadilho. Em alguns casos a presença da halitose pode ser decorrente a fatores do dia a dia, isto é, não precisa ter ligação com um problema bucal e sim com hábitos. Caso o paciente siga as recomendações e o problema ainda ocorrer é essencial que ele busque por um profissional”, disse.

Para combater o mau hálito é preciso limpar a língua sempre, pois ela produz uma camada branca na superfície, chamada de saburra lingual. É o acúmulo de resíduos e células mortas que geram gases e isso faz com que o mau hálitos esteja presente. “Nesses casos é fundamental a utilização de um limpador de língua. Ele remove até 90% da saburra, o paciente deve colocá-lo até o fim da língua e arrastá-lo até a ponta, fazendo movimentos por pelo menos 10 vezes e sem muita força. Cuidado para não colocar muito próximo da garganta, pois podem ocorrer vômitos espontâneos”, explica Dr. Rogério.

Uma alimentação correta é essencial para combater o mau hálito. Ficar em jejum por muitas horas do dia, não faz bem para seu corpo. “Nosso organismo precisa funcionar corretamente, é como colocar gasolina no carro para fazer ele se locomover, assim é nosso corpo. É preciso se alimentar por pelo menos de três em três horas, ficar sem ingerir algum alimento causa no organismo uma liberação de ácidos graxos, que causam a halitose. Coma frutas, uma boa dica é a maça, ela ajuda na limpar da garganta, facilitando o trabalho das cordas vocais”, ressalta.

Algumas pessoas seguem à risca que é preciso escovar os dentes apenas três vezes ao dia. Engana-se que pensa assim, é preciso lembrar que não fazemos apenas três refeições ao dia, mas caso não tenha tempo de escovar os dentes sempre após que de ingerir algo, faça com que essas vezes sejam bem feitas. “Coloque uma quantidade de pasta de dente na sua escova de acordo com o tamanho de um caroço de feijão. Com movimentos curtos e circulares comece escovando a parte da frente, da gengiva à ponta dos dentes, logo escove a face interna e, por último, a parte responsável pela mastigação. Não faça movimentos rápidos, você pode sem querer escorregar a ponta de cima da escova na sua gengiva, o que pode ocasionar em um ferimento superficial e logo esse pode virar uma afta”, disse.

O uso do fio dental também é essencial para prevenir doenças bucais, porém a utilização deve ser com mãos leves para não machucar sua gengiva. “É preciso alertar que o fio dental deve ser utilizado antes e após a escovação. Ele é fundamental para prevenir a gengivite. Como movimentos para cima e para baixo na base de cada dente e entre a linha de junção do dente com a gengiva, faça os movimentos leves e por pelo menos nas três vezes que escovam os dentes. Aconselho que se você não for escovar os dentes após uma refeição, faça o uso do fio dental ou como uma maçã, ela ajuda na limpeza da boca”, alerta Dr. Rogério.

Além das dicas a melhor prevenção é o acompanhamento de um especialista. Algumas vezes achamos que nossa boca está saudável, e que nossa higienização está perfeita. Caso ache que esteja com mau hálito, faça uma avaliação com seu dentista, evite que alguém fale do seu problema ou que converse longe. “Visitar regularmente um dentista para que ele possa analisar sua saúde bucal é o ideal. Faça isso por pelo menos a cada seis meses, sentindo necessidade, não espere, pois o problema pode se estender e prejudicar os dentes ou até mesmo causar uma bactéria no seu estômago”, diz o especialista.


Sobre a Clínica NOAC
Fundada em 2012, pelo odontólogo Rogério Penna Costa, especialista em Periodontia e Implantodontia, juntamente com seu pai também odontólogo, Benedito Amancio da Costa, especialista em Estética. A clínica oferece o que há de melhor e mais moderno em tratamentos, proporcionando conforto, respeito, segurança, qualidade e satisfação ao sorrir. Mais informações www.periodontiagoiania.com.br e www.facebook.com.br/noacodontologia

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: